Post Page Advertisement [Top]

O que podemos (ou não) levar connosco no avião

Imagem retirada da net

Surgem sempre imensas questões sobre o que podemos, ou não, levar na nossa mala de cabine. As regras específicas de dimensões e pesos das malas variam de companhia aérea para companhia aérea, mas há alguns pontos que são obrigatórios para todas:

1 - Líquidos 

Todos os líquidos que quisermos levar connosco têm que ter embalagens até 100ml. Não é possível transportar embalagens maiores, ainda que não estejam cheias. O que conta é o tamanho da embalagem, e não a quantidade de líquido.
Desde que o tamanho seja respeitado, podemos levar connosco todos os nossos produtos habituais: champô, gel de banho, cremes, protectores solares, líquido para as lentes de contacto, etc. Estes líquidos devem estar acondicionados dentro de um saco transparente fechado.
São excepção a esta regra os líquidos comprados nas lojas duty free do aeroporto, desde que estejam no saco da loja e acompanhados com o respetivo talão para prova de compra. Tenham especial atenção para o caso de fazerem escalas.

2 - Artigos Proibidos

Objectos Cortantes
Não é permitido levar na bagagem de mão qualquer objecto cortante. Portanto, se pretendem levar coisas simples como corta unhas ou tesouras, terão que colocá-las na bagagem de porão.
É possível levar lâminas de barbear e giletes descartáveis, desde que as lâminas se encontrem encaixadas. 

Produtos inflamáveis ou explosivos
Como é óbvio, este tipo de artigos não é permitida na bagagem de cabine. Na maior parte dos casos (fogos de artifício, aerossóis, substâncias químicas e tóxicas, nomeadamente ácidos) não são permitidos também na bagagem de porão. 

Objectos fora das dimensões
Há uma excepção para objectos que ultrapassem as medidas estipuladas pela companhia mas que sejam demasiado delicados para viajar no porão. São exemplos disto instrumentos musicais delicados, vestidos de noiva, caixas de chapéus, entre outros. Nesses casos, poderão transportá-los convosco na cabine desde que seja possível acomodá-los no vosso lugar. Caso não seja, poderão adquirir um lugar adicional para o objecto.

Se pretenderem uma listagem mais exaustiva dos objectos proibidos, sugerimos que consultem esta. Apesar de estar em inglês, é bastante completa.

3 - Excepções

Há sempre algumas excepções aplicáveis a estas regras. Por exemplo, é possível levar leite ou sumo se viajar com um bebé (independentemente do tamanho da embalagem) ou produtos dietéticos, insulina e medicamentos. 
Para os fumadores, é possível transportar na bagagem de mão um isqueiro ou uma caixa de fósforos.


Dos objectos do dia a dia, os que mais suscitam questões são os chapéus de chuva, as giletes e os secadores ou alisadores de cabelo. Todos estes produtos são permitidos na bagagem de cabine. É também possível, no caso de viajarem com bebés ou crianças pequenas, transportar brinquedos desde que respeitem as normas acima descritas.
Caso tenham dúvidas mais específicas, podem sempre consultar as regras de bagagem da companhia aérea em que vão viajar (todas as companhias aéreas têm esta informação no site) ou contactar a companhia aérea directamente. Nestes casos, mais vale confirmar sempre previamente e evitar problemas e atrasos no dia da viagem.

Bottom Ad [Post Page]