Post Page Advertisement [Top]

Calcular o orçamento de uma viagem: o nosso Excel.

Imagem retirada da net

Estamos neste momento a planear, simultaneamente, duas grandes viagens. É certo que o estamos a fazer com alguma (até bastante) antecedência mas queremos começar a fazer as nossas reservas e, numa delas, até já temos os voos comprados. Já vos disse que esta é a parte que nos dá mais gozo: pesquisar, ler muito sobre o destino, decidir o que queremos ver, criar um roteiro, escolher hotéis e deslocações, reservar tudo. Mas também é a parte que dá mais trabalho e "a parte mais importante" da viagem, pois vai condicionar tudo o resto.

Se quando fazemos uma reserva com uma Agência de Viagens já sabemos, à partida, o custo aproximado da viagem (ou pelo menos o custo do voo e do hotel), quando o fazemos independentemente a situação altera-se completamente. Tudo passa a ser decidido por nós. Tem grandes vantagens: podemos definir que tipo de viagem queremos fazer, podemos seleccionar o percurso e o que vamos conhecer, escolher o tipo de hotel em que queremos ficar, etc. E, como já dissemos várias vezes, permite-nos poupar muito dinheiro.

Ainda assim, nunca (mas mesmo nunca) reservamos uma viagem de avião sem antes ter um orçamento aproximado de quanto a viagem total nos vai custar. Mesmo quando estamos a falar de uma pequena viagem na Europa ou até mesmo uma escapadela em Portugal.

Para isso, temos um Excel já pré-definido com os possíveis custos em viagem e com o roteiro estipulado:




Preenchendo este Excel com os custos da viagem, os custos do hotel que escolhemos, vistos de entrada no país, excursões, etc. chegamos ao total do custo de viagem por pessoa. E só depois de avaliarmos se é viável, começamos com as reservas.

Deixo-vos o exemplo de um orçamento que fizemos para uma viagem ao Vietname. Surgiu na sequência de uma oportunidade da British Airways de que vos falámos e que acabámos por não aproveitar.




Para calcular os custos, costumamos usar diferentes plataformas de pesquisa:
Hotéis - Booking
Trajectos de Carro - ViaMichelin
Excursões - Pesquisa Tripadvisor + Google + Blogs de Viagens
Visto - Portal das Comunidades + Site específico da Embaixada de cada país

Muitas vezes, adicionamos também um cálculo médio dos gastos com refeições. Porquê? Porque dependendo do país, este ponto pode fazer uma grande diferença. Se na maior parte dos países da Ásia as refeições são ao preço da chuva, se formos para Miami ou para a Suiça a conversa é outra.

Gostavam de ter este ficheiro para os vossos orçamentos? Enviem-nos um e-mail para geral@letsrunawaytravelblog.com e nós prometemos enviar o ficheiro!

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]