Post Page Advertisement [Top]

Saudades de Bali.


Sempre que nos deparamos com uma semana mais cansativa, com uma altura mais stressante, começamos a desejar voltar a Bali. Pela calma, pela paz que nos inspira, pela cultura tão apaixonante. Foi engraçado, ao regressarmos de Bali, várias pessoas nos dizerem que estávamos com um ar muito sereno. E "sereno" é mesmo a palavra ideal para descrever, não escolheria um adjectivo melhor.

Um destes dias encontrei no telemóvel um pequeno texto que escrevi ainda em Bali, em Novembro de 2015, e que agora partilho convosco:

A semana passada, no voo para Amesterdão, estive à conversa com uma turista do Canadá que regressava a casa depois de umas férias em Portugal. Estava maravilhada com a nossa história, com a forma como um país tão pequeno correu o mundo nos Descobrimentos. 
É bom aterrar em Bali e perceber que também um bocadinho de nós, portugueses, está por aqui, quase do outro lado do mundo. Aqui, onde mais de 100 palavras são semelhantes às portuguesas, onde 'açúcar' se diz 'gula' (parece-me apropriado), onde as pessoas têm uma simpatia enorme e um interesse genuíno. Onde há um templo em cada esquina e vestem as árvores para que fiquem mais bonitas. Onde o nosso guia nos pergunta a que sabe um iogurte. Onde os sinais de perigo na beira da estrada dizem 'hati-hati' - segue o teu coração. Onde não imaginam que possam existir governantes que não lutam pelos interesses do seu povo (pois, isso mesmo...). Onde as crianças - que me dão pelos joelhos - vão para a escola seis dias por semana a pé pela beira da estrada, e os mais velhos, da idade dos meus sobrinhos, vão para a escola de scooter sem capacete. Por falar em scooter, aqui ha mais scooters do que pessoas. E em cada scooter cabe mais tralha do que pensamos conseguir enfiar nos nossos carros.
Bali não é, ao contrário do que possam pensar, um destino de praia. Embora tenha praias lindas, com água quente e paisagens de sonho, Bali é cultura. Uma cultura que nos fascina desde o primeiro momento.
Bali é verde, é paz. Cheira a incenso e tem um sabor agridoce. Volto para Portugal completamente apaixonada.

Bottom Ad [Post Page]