Post Page Advertisement [Top]

O Cartão Europeu de Seguro de Doença: o que é e para que serve?


Se estão a planear um saltinho - ou uma viagem mais longa - pelos nossos países vizinhos, saibam que devem requisitar um Cartão Europeu de Seguro de Doença. Desta forma, poderão aceder de forma bastante simples a cuidados de saúde no país que visitam, caso necessitem.

Este cartão é válido em mais do que trinta países - Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça - e permite-vos usufruir de cuidados de saúde, no sistema de saúde público, tal e qual como se estivessem no vosso país de residência.

Basicamente, é um cartão com modelo único, gratuito, que foi criado para que em qualquer um dos países aderentes, o processo de identificação do titular e da instituição financeiramente responsável pelos custos dos cuidados de saúde seja simplificado.

Segundo a página oficial de informação, o cartão pode ser requisitado por:
  • Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não activos, os pensionistas e respectivos familiares
  • Beneficiários de subsistemas de saúde públicos
  • Beneficiários de subsistemas de saúde privados
  • Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.

Podem requisitá-lo, fácil e gratuitamente, no site da Segurança Social. Nós pedimos o nosso no mês passado e o processo foi realmente muito simples. Bastou entrar na nossa área pessoal na Segurança Social Directa, aceder à área específica do Cartão e efectuar o pedido. Em menos de duas semanas tínhamos o cartão na nossa caixa do correio.

Bottom Ad [Post Page]