Post Page Advertisement [Top]

O que é bom acaba depressa - Agosto de 2017


Cá estamos nós, de volta ao trabalho e com mais uns tantos quilos no lombo. É verdade, se houve coisa que fizemos bem nestas férias grandes de Verão, foi comer. Já vos contei da desgraça que foi em Itália, com toda aquela gastronomia deliciosa. Depois, estivemos uma semana no Alvor, local de férias d'Ele desde sempre. E se houve muito peixe grelhado para compensar os grandes deslizes de Itália, também houve gelados, crepes, caipirinhas e muitos doces regionais (estes últimos mais para o meu lado, a gulosa de serviço).

Não me interpretem mal, este não é um blog de dietas nem eu vivo obcecada com isso. Antes pelo contrário: felizmente a genética deu-me a sorte de poder comer tudo aquilo que quero e ser sempre razoavelmente magra. E eu como, senhores! Quem passa comigo o dia vê que eu estou sempre a petiscar qualquer coisa, e "draga" e "limpa fundos" são algumas das coisas fofinhas que me chamam. Se falarmos de doces então, não há coisinha que me escape. Ainda por cima, o Algarve é perito em encher-me a boca de água: D. Rodrigos, doces finos, morgadinhos, doces mistos, e tudo o que levar figo... 

Em boa verdade, a última semana resumiu-se a isto: praia e comer. Foi uma semana calma, em família, num Algarve a abarrotar ainda mais do que nos anos anteriores. As temperaturas elevadas não nos deram descanso e não houve energia para muito mais do que dar uns mergulhos e descansar ao sol, com a companhia de um bom livro.

De todos os sítios que experimentámos, recomendamos:

  • Restaurante Fisherman - o restaurante de sempre, para um óptimo peixinho grelhado e um doce misto de sobremesa
  • Restaurante Pepperino - uma surpresa recente (pelo menos no ano passado não estava lá!) e muito saborosa, com óptimas pizzas e pratos típicos italianos (foto aqui)
  • Restaurante Mediterraneamente - depois de uma visita menos feliz no ano passado, demos-lhe uma segunda oportunidade e viemos de lá completamente rendidos; a pizza Mediterraneamente, com queijo, figo e presunto, é das melhores que já comi (foto aqui)
  • Buono Gelato - crepes e gelados italianos muito saborosos e um senhor que torna o atendimento um encanto (foto aqui)
  • Quinta dos Avós - em Algoz, um pouco distante do Alvor, mas com as melhores torradas de pão de laranja ou pão de alfarroba e um chá muito saboroso (foto aqui)
  • Bolan Bar - a fama já é grande e as caipirinhas (e caipiroscas, de lima, maracujá, morango...) são sem dúvida as melhores do Algarve e, quiçá, de Portugal inteiro (foto aqui)


Infelizmente, este ano não tivemos oportunidade de visitar outros restaurantes que fazem, habitualmente, parte do roteiro. É o caso d'A Charrette (em Monchique) ou da Ribalta (em Algoz). Mas recomendamos muito a galinha de cerejada do primeiro e a cataplana de javali com camarão do segundo, sem esquecer um pijaminha de sobremesas em cada um deles.

Como podem ver, o que temos para vos dizer acerca da nossa passagem pelo Algarve resume-se muito a... comida! Agora resta-nos não pensar na água azul com que a praia nos brindou no último dia de férias, muito ao jeito de Miami, e regressar ao trabalho.

Para os próximos meses já temos o plano traçado: muito descanso, uma escapadela ao Alentejo em Setembro (se tudo correr bem...), um saltinho aos Açores em Outubro e uma roadtrip por Cuba em Dezembro. Novembro está reservado para os preparativos para Cuba e, quem sabe, um saltinho a uma cidade europeia, ao nosso estilo toca e foge.

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]