Post Page Advertisement [Top]

Ideias para prendas de Natal #3: Livros sobre viagens


Se me conhecem, sabem que sou uma autêntica papa-lívros e, portanto, sinto-me bastante à vontade no meio das páginas de papel. Por isso mesmo, os livros sobre viagens são uma área que quero explorar e que me parece um presente ideal para quem goste de conhecer o mundo - afinal de contas, um livro permite-nos conhecer o mundo sem sair do sofá.

Deixo-vos uma lista dos livros mais recomendados para quem goste de viajar:

Dentro de Um Segrego - Uma Viagem na Coreia do Norte - José Luís Peixoto


Este livro relata-nos a viagem de José Luís Peixoto à Coreia do Norte, por ocasião do centenário do nascimento de Kim Il-sung. Todos sabemos que visitar a Coreia do Norte é, por si só, um privilégio. Mas o escritor teve ainda oportunidade de visitar locais que não recebiam turistas há mais de sessenta anos. Tudo isto faz deste livro um relato muito completo de uma viagem improvável.

A Viagem - André Carvalho e Carolina Quina

A Viagem

Nos últimos meses, temos ouvido falar muito desta família que largou tudo em Portugal para viajar pelo mundo com os três filhos. Neste livro, relatam a sua experiência, a forma como é possível viajar com "uma família às costas" e também o regresso à vida normal.
Confesso que não sou a maior fã dos relatos do blog, mas a curiosidade sobre a experiência impõe-se. Um dia, quero ser eu mesma a pegar na minha família e mostrar que há muito mundo para além da rua em que vivemos.
Se conhecem alguma família a precisar de um empurrãozinho para saltar para o mundo, esta pode ser a prenda ideal.


Pela Estrada Fora (On The Road) - Jack Kerouac

Pela Estrada Fora

É considerado um dos grandes clássicos da literatura de viagem. Relata viagens pelos Estados Unidos, passando por Nova Iorque, Denver, São Francisco ou Los Angeles. Sendo que a Costa Oeste dos Estados Unidos é um dos nossos objectivos para o próximo ano, fiquei com bastante vontade de o ler.


Um ano na Provence - Peter Mayle

Um Ano Na Provence

Ganhou o prémio de Melhor Livro de Viagem do British Book Awards e, diz quem leu, é bastante divertido. Conta a história habitual de alguém que largou tudo para começar uma nova vida noutro sítio. Neste caso, mais precisamente, no Sul de França.


A Praia - Alex Garland

Resultado de imagem para quetzal a praia alex garland

Podemos não conhecer o livro, mas muitos de nós já ouvimos falar no filme "A Praia", protagonizado por Leonardo DiCaprio. Fala-nos de um backpacker que parte em viagem para o Extremo Oriente e foi a grande causa do boom turístico desta zona. Lembram-se de termos falado dele quando fomos a Maya Bay?


Veneza - Jan Morris


Jan Morris (que publicou também com o nome de James Morris) é considerada uma das maiores autoras de viagem ainda vivas, hoje com 91 anos. Nos livros da autora, é feito um relato pormenorizado de cada uma das cidades a que se dedica, ou não fosse a própria uma historiadora. Não estamos a falar de um romance, mas da oportunidade de podermos aprender imensos detalhes sobre cada cidade. Neste caso, Veneza.


O Caminho Imperfeito - José Luís Peixoto

O Caminho Imperfeito

Neste livro, José Luís Peixoto leva-nos a descobrir a Tailândia, em mais uma viagem descritiva. Para acrescentar ainda mais valor a este livro, as ilustrações ficaram a cargo do talentoso Hugo Makarov. Eu fiquei com curiosidade. E vocês?


O Esplendor do Mundo - 99 destinos e experiências de viagem que me marcaram para sempre - Gonçalo Cadilhe

O Esplendor do Mundo

É um dos maiores e mais conhecidos viajantes portugueses e as suas experiências já valeram à literatura portuguesa inúmeros livros. Neste livro, fala dos 99 destinos mais marcantes: "mesmo aqueles que não vamos querer visitar", como diz o próprio autor.


A Volta ao Mundo em 80 dias - Julio Verne

A Volta ao Mundo em 80 Dias

É um dos grandes clássicos da literatura, sobejamente conhecido. Fala-nos de um aristocrata que aposta com os amigos conseguir dar a volta ao mundo em oitenta dias. De comboios, vapores, carruagens , e até mesmo elefante... será que conseguiu?


Se têm amigos que gostem de viagem ou que gostem de ler, estas podem ser óptimas sugestões de prendas de Natal. Ou, talvez, para oferecer uma viagem e um livro sobre ela?

Bottom Ad [Post Page]