Post Page Advertisement [Top]

Los muchachos han vuelto de Cuba.


Na nossa buckelist de viagens, Cuba esteve sempre no topo. Mais por minha causa, já que para mim sempre foi um sonho. Ele esteve em Cuba há cerca de oito anos, no habitual pacote "Havana + Veradero" e não se importava de repetir. Eu queria muito ver Havana ainda com o seu glamour intacto, antes de deixar entrar o mundo moderno pela porta adentro, e tínhamos noção que não poderíamos demorar muito tempo.

Durante muito tempo, pensámos em comprar um pacote "Havana + qualquer outro destino de praia", para que não fosse uma repetição completa para ele (se é este o vosso objectivo, este é um dos poucos casos em que reservar com uma agência compensa). Depois, graças à C., amiga da minha irmã, abriu-se um novo horizonte. Ao jantar, ela falou-nos de como havia imensos turistas que alugavam carros e percorriam várias cidades de Cuba, fugindo aos roteiros mais turísticos. Soaram sininhos nas nossas cabeças e no dia seguinte estávamos agarrados ao computador, a pesquisar...


Desde Janeiro que andámos, afincadamente, a planear a viagem propriamente dita. Esteve para acontecer em Abril, depois adiámos para Junho e acabou por ser novamente adiada para Dezembro. Ainda antes de embarcarmos para Itália, encontrámos uma óptima oportunidade da AirCanada e comprámos o voo. O percurso, esse, há muito que estava definido e trabalhado. Recorremos aos serviços do grupo YOANDO, muito recomendado entre viajantes, que nos proporcionou um serviço completo de guia, motorista e reserva de alojamentos locais, tudo personalizado de acordo com os nossos interesses e objectivos. Pode parecer estranho fazer uma roadtrip com motorista, mas em Cuba tem imensas vantagens:

- é mais barato do que alugar um carro;

- livra-nos de todas as implicações legais (por exemplo, se estivermos envolvidos num acidente com feridos ou mortos não podemos abandonar o país até que o processo esteja terminado em tribunal, o que pode levar anos..);

- as estradas são mal sinalizadas e os postos de combustível são raros;
- só alguém local conhece todas as "pérolas" que devemos incluir no roteiro;
- e, last but not least e, quiçá, a mais glamourosa: fazê-lo num clássico cubano;
Convencidos?

Graças aos serviços do grupo YOANDO tivemos também a oportunidade de ficar alojados, em Havana e Trinidad, em casas de cubanos - alojamentos locais. Este tipo de alojamento é muito comum em Cuba, apesar de muitos de nós não termos conhecimento. Como é óbvio, os luxos não são os mesmos do que num hotel, e nem era isso que procurávamos. E a amabilidade e cuidado com que nos recebem e as dicas locais fazem muita diferença na forma como vivenciamos a viagem. A querida Nora, que nos recebeu em Havana, preparou-nos pequenos-almoços magníficos e ainda deixou que Ele ajudasse na cozinha, a preparar os ovos mexidos de que tanto gosta.

Por muitas e variadas razões, não tive tempo suficiente para pesquisar para esta viagem como gosto de fazer sempre e o acompanhamento do Basílio, o nosso motorista, foi imprescindível. Além de que teve o cuidado de nos levar a sítios que não estavam inicialmente planeados e que sabia que iríamos gostar. E a Dailis, que nos acompanhou na visita a Havana, ensinou-nos imenso sobre a história, a cultura e a política do país. 

Estamos ambos muito satisfeitos por termos fugido ao habitual Havana+Varadero. Acho que, dessa forma, Cuba teria sido uma desilusão. É certo que Havana é apaixonante, continua a modos que parada no tempo e grita cultura por todos os lados. Mas estamos a falar de uma Havana em que já se bebe Coca-Cola em cada esquina, onde se constroem hotéis modernos e as pessoas têm iPhones, ao contrário do que esperaríamos.
Cuba tem tanto mais do que isto para nos mostrar... As ruas idílicas de Cienfuegos, com a torre minúscula onde só cabe uma pessoa a servir de miradouro para toda a cidade. As cores e a música de Trinidad, nas ruas deliciosamente acidentadas. As zonas naturais repletas de verde e ar puro, com paisagens a perder de vista. O peso da história em Santa Clara, cheia de marcas da Revolução. A praça central, digna de cenário de filme de tão bem conservada que está, em Remedios. As maravilhosas praias dos Cayos, muito menos pejadas de turistas. E isto é apenas uma pequena amostra, dentro daquilo que nos foi possível visitar em 9 dias de férias. Voltámos a Portugal, mas cheios de vontade de conhecer Viñales (a Oeste) e toda a zona Este de Cuba.

E por falar em Portugal, terminamos esta viagem com a ideia nítida de que o turismo em Portugal ainda se limita muito aos pacotes turísticos. Em muitos dos sítios por onde andámos, fomos recebidos com espanto por sermos portugueses, pois não é nada comum. Num dos sítios mais bonitos a que fomos, garantiram-nos sermos os primeiros portugueses que por ali passavam. Não queremos acreditar...
Agora, no regresso, também não queríamos acreditar quando fizemos contas e percebemos que esta nossa aventura de 9 dias ficou mais barata do que um pacote "Havana + Varadero" numa qualquer agência de viagens!

Para responder às várias questões que nos têm colocado e também para vos mostrar o que Cuba tem para vos oferecer, vamos colocar toda a informação muito brevemente no blog. Já que não podemos voltar já já, ao menos matamos as saudades a rever estes dias fantásticos.

Deixamos o contacto do grupo YOANDO caso pretendam agendar uma roadtrip como nós: 
Let's run away?

Bottom Ad [Post Page]