Post Page Advertisement [Top]

5 dicas para viagens baratas

Imagem retirada da net

Felizmente, viajar já deixou há muito de ser algo exclusivo para quem tenha contas bancárias bem recheadas. Com "pouco" dinheiro é possível irmos passar um fim-de-semana fora ou, quem sabe, uma semana deitados ao sol.

Nos dias de hoje, é bastante mais barato passar um fim-de-semana numa cidade europeia ou uma semana nas Caraíbas do que um fim-de-semana nos lindos recantos de Portugal ou uma semana de sol no Algarve. E isso faz-me alguma confusão. Para vos dar um exemplo, conseguimos recentemente um fim-de-semana em Paris mais barato do que um fim-de-semana no Porto...

Se estão a pensar como é que o conseguimos, aqui vão as nossas principais dicas para conseguir viagens baratas:

1º - Nunca recorrer a agências de viagens (salvo raríssimas excepções)

Se pensarmos que ao adquirirmos uma viagem a uma agência estamos a pagar a viagem e a comissão da agência, é fácil percebermos que estamos a perder dinheiro. Por isso, é (quase) sempre mais barato comprar a viagem directamente junto das companhias aéreas e dos hotéis do que recorrer a uma agência de viagens. Os senhores das agências de viagens que me desculpem, mas há vários estudos e reportagens realizadas em Portugal que nos provam exactamente isso, e a "experiência de vida" tem-nos ajudado a confirmar também.

Há, claro, excepções a esta regra. Uma delas são as promoções/feiras/saldos realizados pelas agências de viagem. Nestes casos, é possível conseguir-se um óptimo preço. Outra das excepções são os típicos pacotes de férias com tudo incluído: algumas vezes (mas não sempre) estes pacotes ficam mais baratos quando adquiridos junto de uma agência. É uma questão de pesquisar.

2º - Não definir um local e uma data específicos

E agora vocês pensam: "a rapariga está maluca! eu trabalho e tenho dias de férias fixos" e bla bla bla. Pois bem, o perigo é escolhermos um sítio e uma data em específico. A não ser que sejam pessoas extremamente afortunadas pelo destino, é raro conseguir um bom preço com uma exigência tão específica. 
No entanto, isto não significa que não possam ter períodos de férias marcados antecipadamente. Para vos dar um exemplo:
- Temos sempre as datas de férias marcadas desde o início do ano, mas deixamos o destino com alguma margem de manobra. O ano passado tínhamos tudo planeado para fugirmos para Miami em Novembro, mas acabámos em Bali porque encontrámos uma promoção imperdível;
- Mesmo em relação aos fins-de-semana de escapadela, ele não me deixa agendar viagens para os fins de semana em que o Benfica joga na Luz, ou quando há jogos importantes no campeonato (e nas taças, nas ligas, etc.);
Resumindo, eu diria que escolhemos o sítio em função das promoções e de uma lista que temos escrita num guardanapo da Hamburgueria Gourmet. Sim, é verdade - até a parte do guardanapo.

3º - Aproveitar sempre as promoções

Já as mencionei várias vezes, mas ainda não lhes tinha dedicado um ponto. E acho, sinceramente, que esta é a melhor dica de todas. É preciso estar bastante atento aos sites e redes sociais das companhias aéreas e às plataformas de reserva de hotéis, mas garanto-vos que vale a pena. 
Praticamente todas as semanas há pelo menos uma companhia aérea com uma boa promoção. E entre pesquisas pelo Booking.pt ou directamente pelos sites dos hotéis, conseguimos muitas vezes baixar o preço da reserva para o hotel.
O nosso record está 55% de desconto num voo de longo curso e 50% numa reserva de hotel. Nada mau, pois não?

4º - Usar App's que ajudam a planear viagens

Esta parte vou deixar para ele, que é mais entendido na matéria, mas levanto já um bocadinho do véu. Há, no mercado, uma grande variedade de aplicações e sites que nos ajudam a encontrar bons preços e, também, a compreender se as datas que temos idealizadas são adequadas para aquele destino. Ultimamente estamos bastante fãs de uma aplicação que até nos diz se é boa altura para comprar o voo, ou se devemos esperar. 
São, sem dúvida, uma ferramenta bastante potente.

5º - Não hesitar

Para último deixei a dica mais difícil de cumprir: não hesitar. Se temos dias de férias, se temos uma viagem e um hotel com bom preço, se temos capacidade financeira para ir e tudo o mais, não podemos hesitar. Principalmente em relação aos bilhetes de avião: as companhias variam frequentemente os valores das viagens e as oscilações podem ser bastante grandes (já nos deparámos com diferenças de 300€ por poucas horas) e "Aquela" promoção pode já não estar lá aqui a umas horas. 
Ainda não me recompus do dia em que ele me fez esperar até chegarmos a casa para comprarmos uma viagem de avião para Marselha por menos de 50€...

Bottom Ad [Post Page]