Post Page Advertisement [Top]

Dicas de Viagem: Miami



Em Maio passado, demos uma escapadela de cinco dias a Miami. Foi uma viagem planeada com pouca antecedência, mas estávamos ambos a precisar MESMO de descansar. Encontrámos um preço simpático e lá fomos nós. O nosso único objectivo, para além de descansar, era a roadtrip até Key West de que vos falámos aqui. Não ficámos os maiores fãs de Miami, mas a roadtrip fez a viagem valer mesmo a pena. 

Para quem está a preparar uma viagem a Miami, ficam aqui as nossas dicas:

1 - Visto de Entrada nos Estados Unidos

Para entrar nos Estados Unidos da América vão necessitar de requisitar um ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Basicamente, é um visto electrónico de entrada, que pode ser tratado através de um website oficial. O processo não é muito complicado: basta preencher um formulário (neste passo podem surgir algumas dúvidas, mas o próprio site é autoexplicativo), fazer o pedido e pagar a taxa (14$00) através de Cartão de Crédito ou PayPal. A página está disponível em português e, apesar de se notar que é uma tradução automática e com algumas falhas, é perfeitamente perceptível toda a informação necessária para completar o processo.
Após submeter o vosso formulário, têm sete dias para completar o pagamento. Depois de efectuado o pagamento da taxa, a resposta final demora cerca de 72 horas a ficar disponível.

Não é necessário levarem o visto convosco, pois é consultado automaticamente à entrada nos EUA, através do vosso número de passaporte. No entanto, principalmente em voos com escalas, podem requisitar-vos uma prova de que pediram o ESTA. Mais vale prevenir...

Este visto tem a duração de 2 anos. Por isso, nesta viagem, não tivemos propriamente que pedir um novo ESTA, dado que o ESTA requisitado para Nova Iorque ainda estava válido (e assim poupámos 14$00). 

2 - Dinheiro

A moeda utilizada nos E.U.A. é, como é de conhecimento geral, o dólar. É das moedas mais fáceis de adquirir e, portanto, não existem grandes dificuldades quanto a esta parte. Nós, como de costume, recorremos à Real Transfer para trocar euros por dólares. Optámos por levar o dinheiro já trocado, de acordo com a previsão de gastos que tínhamos. No entanto, acabámos por efectuar também pagamentos com cartão de crédito e as taxas, no nosso caso, foram bastante simpáticas.
Como não tivemos necessidade de trocar dinheiro durante a nossa estadia, não vos consigo dar feedback sobre as casas de câmbio locais.

3 - Segurança

Tal como já tinha acontecido em Nova Iorque, não sentimos, em momento algum, insegurança. É certo que não tem o mesmo nível de policiamento, mas tudo decorre de forma ordeira e civilizada. Mesmo nas saídas à noite, o ambiente na rua é muito calmo. 
Não sou pessoa de deixar a câmara fotográfica "em casa", e mesmo durante a noite andei com ela pendurada ao pescoço sem qualquer problema.

A única coisa que me suscitou desconforto, mas porque sou muito susceptível a estas coisas, foi a quantidade de pedintes e sem abrigo que encontrámos. Nas zonas perto da praia, onde há relvados e chuveiros, são largas as dezenas. Nota-se que são, maioritariamente (e infelizmente), pessoas com problemas mentais.

4 - Deslocações

Para andar no centro de Miami Beach, fizemos todos os percursos a pé. Mais quarteirão, menos quarteirão, a cidade é plana e as deslocações fazem-se com bastante facilidade. É certo que o calor não ajuda, mas também não dificulta nada de por aí além. Como já vos contámos no nosso orçamento, alugámos um carro para a nossa roadtrip. Felizmente, optámos pelo aluguer de apenas um dia, pois o estacionamento em Miami Beach tem custos exorbitantes (cerca de 25$00 por noite). 

Do aeroporto para o centro da cidade recorremos ao MetroBus 150, que parte do próprio aeroporto e nos deixou a um quarteirão do nosso hotel, na Washington Avenue. No regresso do centro de Miami Beach para o aeroporto, recorremos aos serviços da Uber, para podermos aproveitar mais tempo em Miami Beach. Apesar de ser consideravalmente mais caro do que o autocarro do aeroporto (no nosso caso nem pagámos, pois tínhamos um vale de desconto), acabámos por conhecer algumas áreas de Miami City que não teríamos conhecido de outra forma.

5 - Compras

Muito sinceramente, não achei que Miami fosse um destino de compras. Íamos com as expectativas elevadas, depois da quantidade de compras que fizemos em Nova Iorque, mas voltámos desiludidos. Gostámos das lojas de Lincoln Road e acabámos por fazer algumas compras nas lojas.

Quanto a outlets, visitámos o Dolphin Mall e a nossa opinião (que podem ler aqui) não é a melhor.

Miami é um destino de Verão, para aproveitar o sol, a praia e o ambiente descontraído. Não tivemos nenhuma dificuldade em encontrar lojas com medicação e produtos de higiene pessoal (já que ficámos sem malas durante dois dias) a um preço adequado. E é, sem dúvida, um destino caro.
Para nós, não é um destino que nos faça voltar - a não ser que surja a oportunidade de realizar um cruzeiro com saída de Miami. Mas, como não sou a maior fã de cruzeiros, não nos veremos tão cedo! Ainda assim, é um destino que parece completamente saído dos filmes e que vale a pena, sem dúvida, visitar uma vez na vida.

Bottom Ad [Post Page]