Post Page Advertisement [Top]

Honda Bay Tour



Como vos disse no Roteiro de Puerto Princesa, fizemos uma tour de um dia inteiro por várias ilhas inabitadas que ficam ao largo da região de Puerto Princesa, numa zona chamada Honda Bay. Aproveitando que o hotel em que ficámos hospedados nos estava a tratar de tudo para a tour ao Underground River, acrescentámos também esta tour ao nosso pedido. 
Ainda assim, e pela informação que lemos para nos prepararmos para a viagem, é um passeio perfeitamente exequível (e até mais flexível) de realizar de forma independente. Basta dirigirem-se ao porto de Honda Bay e arranjarem um barco que vos leve, tendo já o percurso previamente definido.

Esta tour custou-nos cerca de 25,00€ e incluiu: pick up e drop off no hotel, barco para o percurso de visita a três ilhas e almoço buffet. Não estão incluídas as taxas ambientais em cada uma das ilhas, mas os valores são simbólicos (menos de 1,00€ no total, por pessoa). Levámos óculos e tubos de snorkeling nossos, mas é também possível alugar antes de partir para as ilhas - a carrinha da agência faz uma paragem numa loja de aluguer de equipamento. Nessa loja aproveitámos apenas para alugar sapatos de borracha para a água,que recomendamos vivamente, pois as praias são muito rochosas.

As três ilhas a visitar foram escolhidas pela Bakawan Travel and Tours mas coincidiram com as nossas preferências: Starfish Island, Luli Island e Cowrie Island. Tínhamos a ideia também de parar no Pambato Reef, para  fazer snorkeling, mas pela informação que nos deram nesta altura do ano não iríamos ver grande coisa.


O passeio começa a valer a pena assim que saímos do porto. As águas têm tons de azul muito mais apelativos do que nas praias de Puerto Princesa e o cenário, com as montanhas de Palawan à vista, parece uma pintura. Como as ilhas são todas muito próximas umas das outras, as viagens entre ilhas não demoraram mais do que 15 minutos cada uma. 

- Starfish Island





A primeira paragem foi Starfish Island, assim conhecida porque tem a maior comunidade residente de estrelas-do-mar. Não tivemos muita sorte, pois só vimos uma, mas em compensação vimos milhares de peixes. Nunca tinha feito snorkeling numa zona com tantos peixes e com tantas espécies diferentes misturadas. Nem mesmo em Xel-Há, no México, que é considerado o maior "aquário" natural do mundo. Parecia um autêntico IC19 dos peixes e a frase "Estou constantemente a ser atropelado por peixes!", dita por Ele, vai-nos ficar na memória.




Esta foi a ilha onde estivemos durante mais tempo: cerca de duas horas. Foi também aqui que nos foi servido o almoço, cozinhado pelo nosso guia. Para além do buffet com peixe, frango, salada e bebidas que está incluído na excursão, é ainda possível comprar marisco e frutos do mar para serem cozinhados na altura.






Depois de vários mergulhos, muito snorkeling, uma GoPro avariada pela água e um passeio pela ilha, embarcámos em direcção ao próximo destino. Felizmente andamos sempre com "tralha fotográfica" atrás e, portanto, ainda tínhamos uma máquina e um telemóvel à prova de água, para continuar com a sessão de fotografias.
Pelo caminho até à próxima ilha, Luli Island, a paisagem voltou a surpreender-nos.




- Luli Island



Foi a mais pequena das ilhas em que estivemos e sem dúvida a mais peculiar. É tão pequena que, durante a maré alta, desaparece completamente. Ficou conhecida exactamente por isso: é a única ilha na zona que desaparece com a maré alta e volta a aparecer com a maré baixa. As poucas estruturas existentes na ilha - um bar e uma wc, totalmente em madeira - ficam sempre visíveis. Imaginem passar por ali na maré alta e verem estas duas estruturas a flutuar no meio da água...




Não há muito para ver na ilha, mas vale a pena a paragem pela qualidade do snorkeling (aqui a água é muito mais translúcida), pela prancha para saltos e pela paisagem. Os contrastes das cores no horizonte são aqui mais visíveis e, mais uma vez, temos a nítida sensação de estar a observar um quadro.


Grande parte do tempo que estivemos em Luli Island foi passado dentro de água, entre snorkeling e alguns saltos da prancha. A paragem foi rápida - menos de uma hora - e estas são as únicas actividades que a ilha nos oferece.

É tempo de seguir então para a última paragem: Cowrie Island.




- Cowrie Island


Cowrie é a maior das ilhas em que estivemos e também a que mais actividades oferece: há uma zona de piquenique, um bar, várias estruturas em madeira e é possível alugar um caiaque, uma mota de água ou andar nas famosas "bananas". 




Desta vez, não nos dedicámos ao snorkeling. Comprámos uma água de côco e passeámos pela ilha, que tem umas paisagens lindíssimas com imensos contrastes e uma água muito mais clara do que tínhamos visto até então. Das três ilhas, esta foi facilmente eleita por nós como a mais bonita. Talvez por isso, era também a que tinha mais visitantes.





Nem sempre fomos brindados com sol, mas a paisagem deslumbrou-nos sempre. Palawan - e Honda Bay ajudou imenso a formar a nossa opinião - é mesmo um pequeno paraíso na terra. Por mais estranho que pareça, tenho mais essa noção ao olhar para estas fotos e a pensar "Eu estive mesmo ali!" do que na altura. Infelizmente houve alguns pormenores que nos deixaram algo reticentes em relação a esta ilha e que agora, ao longe, são desvalorizados na memória. Para vos dar um exemplo, este dia foi talvez aquele em que mais sentimos o "tal" sentimento de insegurança omnipresente: desde frases como "Não se preocupem que aqui estão seguros e a Marinha tem barcos americanos muito bons" a guardas com metralhadoras em Cowrie Island, sentir que "há aqui qualquer coisa que não está muito bem" seguiu-nos durante toda a viagem.

Apesar deste sentimento, recomendamos vivamente esta tour. São paisagens e experiências inesquecíveis...

Let's Run Away?






Bottom Ad [Post Page]