Post Page Advertisement [Top]

Roteiro: Puerto Princesa, Palawan - Filipinas (6 dias)


Este roteiro era para se chamar "Roteiro em Palawan", se tudo tivesse corrido bem. Mas, como vos dissemos quando regressámos de viagem, houve uma parte da ilha - um dos principais destinos turísticos - que ficou por ver. Assim, e porque em realidade só vimos a zona de Puerto Princesa, pareceu-nos mais apropriado chamar-lhe apenas "Roteiro em Puerto Princesa".
Para vos enquadrar, Palawan é uma das mais de sete mil ilhas das Filipinas. É também uma das principais e mais conhecidas, visto que ganhou por dois anos consecutivos o prémio de Ilha Mais Bonita do Mundo, pela Condé Nast Traveler. Este ano foi derrotada por Boracay, outra ilha filipina, mas manteve-se no top, em segundo lugar. Além de uma das ilhas mais bonitas do mundo, é também a ilha em que se situa uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, o rio subterrâneo de Puerto Princesa.
A ilha é bastante grande - mais de doze mil quilómetros quadrados - mas nem todas as zonas são apropriadas para os turistas. Toda a zona sul é considerada insegura e não aconselhada. Além de Puerto Princesa, o outro ponto turístico da ilha é El Nido. Estava nos nossos planos, claro, mas por um sem número de questões tivemos que desistir da ideia.

Do que vimos, ficámos com um misto de sentimentos que ainda estamos a digerir. A ilha é linda, lindíssima mesmo. A beleza natural e a calma de todos os sítios são, para nós que viajamos de cidades lideradas pelo stress, arrebatadoras. Mas, ao mesmo tempo, há um sentimento de insegurança omnipresente, sem percebermos o motivo. Há pobreza por todo o lado para onde olhamos, crianças a pedir dinheiro, "casas" sem condições e muita sujidade. E, sem saber porquê, esta pobreza tocou-nos mais fundo do que em Bali. Talvez porque, ao contrário dos balineses, os filipinos não têm um ar feliz nem agradecido. Muito em parte, achamos que a diferença seja motivada por aspectos religiosos: as Filipinas são o único país da Ásia que é maioritariamente católico (90% da população), enquanto Bali é a única ilha hindu da Indonésia, acreditando no karma e nas boas acções.

Estivemos 6 dias na ilha, o que nos permitiu tanto descansar como visitar os principais pontos. Recomendamos:

- Emerald Playa

Tivemos a sorte de ficar alojados em Emerald Playa, um parque natural, e portanto toda a área circundante do hotel era muito rica em fauna e flora. Se não ficarem nesta zona, vale a pena um passeio até lá - entrando pelo parque natural, há uma taxa a pagar.



Além da beleza natural do sítio, tivemos oportunidade de observar medusas, estrelas do mar, caranguejos eremitas, garças e muitos peixes, todos no seu habitat natural e no seu "dia-a-dia". E digo-vos, a sensação de ter uma estrela do mar a caminhar sobre a minha mão, é algo que não vou esquecer tão facilmente. Nem o dia em que, ao jantar, vimos um caranguejo eremita a passar-nos ao lado.





- Badjao Seafront Restaurant


Não são todos os sítios que têm um restaurante flutuante. E um restaurante flutuante que tem pratos de marisco e peixe para duas pessoas, por cerca de 10,00€, é mais raro ainda.
Para irmos do hotel até ao restaurante, que ainda ficava a cerca de trinta minutos de caminho, recorremos a um triciclo. São o método de deslocação mais usual na ilha, mas não são propriamente adoráveis. Basicamente, estamos a falar de uma estrutura metálica com banco para 2 pessoas, montada em cima de uma mota. O motorista guia a mota e nós vamos sentados na lateral, como num "side car", mesmo ao lado do tubo de escape. Atingimos velocidades estonteantes à volta dos 10km/h, durante o trajecto.





Quer a entrada quer a vista do restaurante são bastante características. A comida era óptima e os sumos de fruta eram os melhores que provámos durante as férias.




- Honda Bay

Apesar de ser um percurso exequível de forma independente, optámos por recorrer aos serviços de uma empresa - a Bakawan Travel and Tours - para realizar o tour por Honda Bay. Reservámos duas tours directamente através do nosso hotel e correu tudo bastante bem. Tendo em conta a "desorganização" que reina no sector turístico por estas zonas, acho que foi a melhor opção.
Em Honda Bay podemos encontrar imensas ilhas desertas, umas maiores do que outras, com óptimas condições de praia e de snorkeling e mergulho. Visitámos as mais usuais: Starfish Island, Luli Island e Cowrie Island. 

Para esta tour vamos deixar uma publicação especial - merece!








- Sabang Beach

É considerada uma das praias mais bonitas e não é para menos. Rodeada de floresta tropical e com uma água azul turquesa espectacular, a paisagem conquista-nos imediatamente.
Foi também a zona que encontrámos com mais comércio tradicional: muitas barraquinhas à beira da estrada, com comida, sumos naturais, água de coco, souvenirs, etc.





- Underground River


É uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e, garanto-vos , as nossas expectativas iam elevadíssimas. Confesso que o receio também era bastante, principalmente depois do guia nos dizer "o rio subterrâneo fica por baixo daquela montanha grande que ali está". Receios claustrofóbicos à parte, digo-vos que vale a pena ir às Filipinas só para visitar o rio subterrâneo. 
Vamos também, à medida de Honda Bay, dedicar-lhe uma publicação específica.




Tudo o que visitámos, durante os nossos dias em Puerto Princesa, é de uma beleza natural estonteante. Dei por mim muitas vezes a comparar aquelas paisagens com a "selva de betão" em que vivemos e a sentir-me triste para o caminho para onde o "desenvolvimento" nos leva. Para virmos apaixonados, faltou-nos o fascínio cultural. Acho que foi isso. Mas ainda estamos a digerir todas as emoções e sensações.

É verdade que Puerto Princesa não entrou directamente para o nosso top de destinos e não será, sem dúvida, uma das primeiras recomendações nossas para os amigos. Principalmente aqueles que são viajantes mais tímidos e que preferem pacotes pré-comprados e pré-estabelecidos. Palawan é uma surpresa e, mesmo para nós que estamos habituados a planear as nossas viagens, não correu como pretendido. 

Ainda assim, é um pequeno paraíso natural que, sem qualquer sombra de dúvida, vale a pena visitar.

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]