Post Page Advertisement [Top]

Consulta do Viajante


A saúde é uma parte muito (mas mesmo muito) importante da preparação de uma viagem. Além de reservarmos o voo, o hotel e traçar-mos o nosso roteiro, devemos sempre ter atenção às condicionantes médicas da viagem. Já vos contámos que sempre que viajamos - mesmo que seja para Espanha, aqui ao lado - levamos connosco uma "farmácia ambulante" que nos permita responder rapidamente a qualquer necessidade. Mas levarmos medicação de prevenção nem sempre é suficiente...

Sempre que vamos viajar para um país localizado em África, na Ásia ou na América Central e do Sul, é recomendado que façamos uma Consulta do Viajante, mesmo que não exista vacinação obrigatória para entrar no país para onde nos dirigimos. Consultando os Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades, é possível verificarmos quais os conselhos de saúde actualizados para cada um dos destinos e se existe, ou não, vacinação obrigatória.

A consulta do viajante procura garantir que são avaliados todos os riscos de saúde relacionados com a viagem e que é feita toda a prevenção possível para evitar esses possíveis riscos. São também dadas orientações relativamente aos cuidados que deveremos ter durante a nossa viagem como, por exemplo, relativamente à alimentação, água potável, protecção contra insectos, etc.

Felizmente, existem cada vez mais formas de realizar este tipo de consultas:

- Num centro de saúde ou hospital público

Alguns centros de saúde e hospitais públicos disponibilizam a Consulta do Viajante mediante marcação prévia. A listagem de locais que as realizam está disponível no site da DGS, no separador relativo a cada uma das delegações de saúde. Deverão procurar a delegação de saúde relativa à vossa zona de residência e consultar a listagem disponibilizada. Na mesma listagem poderão também encontrar a indicação dos Centros de Vacinação Internacional.

Por exemplo, deixo-vos a listagem referente aos locais da Delegação de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que poderão consultar aqui. Poderão encontrar a listagem de todos os Centros de Vacinação Internacional neste link.

Apesar de ser a opção mais barata para realizar a Consulta do Viajante, é certamente a mais demorada. Podem passar semanas entre a data da marcação e a data da consulta. Como é recomendado que a consulta seja realizada, em média, um mês antes da data da partida (o prazo estipulado é entre dois meses até uma semana antes da viagem), convém que tratem desta marcação com bastante tempo de antecedência.


- Numa entidade privada

Como alternativa às entidades públicas, existem várias entidades privadas que prestam este tipo de serviço. Podem encontrar a consulta do viajante em Hospitais e Clínicas privados, e até algumas farmácias realizam também este tipo de consulta.

Como é claro, esta opção é mais cara do que a anterior, mas tem a vantagem de ser mais rápida. Com uma rápida pesquisa na internet descobrem vários locais onde realizar a vossa consulta, em cada canto do país. Pela nossa pesquisa, encontramos custos entre os 35,00€ e os 90,00€, mas existirão certamente mais opções.

E por falar em internet, com os avanços da tecnologia temos agora também a opção de realizar a Consulta do Viajante em telemedicina. Como não é preciso estar em contacto directo com o paciente durante a consulta, mas apenas validar o seu histórico de saúde e o planeamento da viagem para que seja feito um aconselhamento personalizado, estas consultas podem também ser realizadas por Skype. Este é um projecto inovador do Dr. Diogo Medina e foi exactamente a ele que recorremos para fazer a nossa consulta de preparação para a viagem à Tailândia. Curiosos? Vamos dedicar-lhe uma publicação completa, muito brevemente.

Bottom Ad [Post Page]