A Exposição Photo Ark, da National Geographic, está pela primeira vez presente em Portugal. Conhecida como "A nova Arca de Noé", traz-nos dezenas de retratos de animais em perigo de extinção, captados pela objectiva do fotógrafo Joel Sartore.
O Photo Ark é um dos projectos com mais visibilidade da National Geographic e o seu objectivo, tal como o nome indica, é reunir fotografias de todos os animais existentes em cativeiro ou entregues ao cuidado humano. Para isso, o fotógrafo visita jardins zoológicos, parques e aquários de todo o mundo e capta fotos únicas e espectaculares de cada animal.
Para quê, perguntam vocês? Para cuidarmos dos animais. O fotógrafo defende que apenas cuidamos daquilo que gostamos, e portanto a sua missão é aproximar-nos das espécies em vias de extinção. Digo-vos, a forma como Joel Sartore capta o olhar dos animais - e não estou a falar apenas dos animais mais comuns, mas de todos - é excepcional e tocante. Nunca, antes desta exposição, tinha sentido empatia com o olhar de uma cobra, ou de pássaro.
Além de fotos dos animais, existem também fotografias explicativas e vídeos que nos mostram como é que estas imagens são captadas. Não quero ser spoiler, mas é das partes mais divertidas da exposição.
Tivemos uma enorme sorte de ser dos primeiros a entrar na exposição neste dia e de encontrar as salas ainda com poucos visitantes. Fomos acompanhados por uma colaboradora da exposição que nos contou algumas histórias e curiosidades sobre cada um dos retratos e isso foi, sem dúvida, uma enorme mais valia de que não estávamos à espera.
E se estão a olhar para a nossa selfie, deixem-me que vos diga que este é um dos desafios associados à exposição e ao processo de sensibilização que pretendem criar: todos os visitantes são desafiados a tirar selfies imitando as expressões dos animais e a partilhá-las nas redes sociais com as hashtags #salvarjuntos e #savetogether.
A exposição Photo Ark está no Jardim Botânico do Porto até Abril e pode ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00. Os bilhetes custam 5,00€ por adulto ou 9,00€ se quiserem ver as outras exposições patentes no edifício.
Não percam, vale mesmo a pena!