Post Page Advertisement [Top]

Para fazer em Lisboa: Adega Machado


Não sei se há por aí fãs de Fado em Lisboa, fãs de Fado de outros pontos do país ou até turistas que estejam a planear uma passagem por Lisboa. Eu, que não me considero a maior fã de Fado - dou-lhe todo o valor cultural que tem, sinto-o como qualquer português sente, mas não é um estilo musical que me faça ir a um concerto, por exemplo-, estou rendida a esta sugestão. 
Falo-vos da Adega Machado, uma casa de fados com muitos anos de história e, certamente, muitas memórias de momentos inesquecíveis. Ali já se ouviu Amália, Alfredo Marceneiro, Raul Nery, Maria Amélia Proença e, num registo mais recente, Mariza. Nas paredes rezam fotografias a preto e branco e autógrafos de grandes nomes do Fado, recolhidos desde 1937 quando a casa abriu portas. Depois de renovada há cinco anos atrás, hoje em dia temos uma Adega Machado mais moderna, mais elitista, mais chique. Mas cheia de Fado, como deve ser. 

Experimentei-a ontem, pela primeira vez, num jantar de trabalho. A visita de dois colegas alemães foi a desculpa perfeita para uma noite de Fados.  Para lhes mostrar os Restauradores, o Chiado, a calçada portuguesa nas ruas do Bairro Alto e a nossa música mais tradicional. 
Jantámos (uns pratos deliciosos, diga-se, mas não é de comida que reza a história deste blog) e fomos atendidos por um staff irrepreensível e muito, muito simpático. Durante o jantar, os fadistas foram aparecendo, com a equipa de guitarristas que ia e vinha com cada um deles. Bárbara Santos, Isabel Noronha, Marco Rodrigues foram só alguns dos nomes que marcaram presença. E para sobremesa (lá estou eu com a comida...), um mil folhas de Sericaia de comer e chorar por mais.

O Restaurante não é, propriamente, acessível. Estamos a falar de pratos acima dos 30,00€ e sobremesas a rondar os 17,00€. Mas se pensarmos que além da comida estamos também a desfrutar de um concerto quase-privado, se ao preço médio de um jantar somarmos o preço médio de um concerto, então o valor passar a ser bastante simpático. E uma vez não são vezes.

As boas notícias são que a Adega Machado está com 50% de desconto no The Fork, com datas disponíveis até Abril de 2018. E por isso podem ir ouvir Fado, jantar optimamente e pagar apenas metade do valor (o desconto exclui as bebidas e os menus fixos).



Bottom Ad [Post Page]