Post Page Advertisement [Top]

Mulheres que viajam.


Só o próprio título, é, na verdade, sinónimo de discriminação.
Mas o que é realidade é que, no campo das viagens, ainda há muita controvérsia quando se fala de mulheres viajantes. Afinal, o que nos espanta ao vermos mulheres a viajar?

Pela vulnerabilidade? Pela segurança? Porque "o lugar da mulher é em casa"? Não quero pensar nisso.

Desde há muitos anos que viajo, regularmente, com mulheres. Seja em grupos de amigas, ou em trabalho. Falo de escapadelas pela Europa mas também viagens maiores, até ao México, por exemplo. Lembro-me que quando planeámos a viagem ao México, eu a S. e a A., ter ouvido várias vezes "Mas vão as três, viajar sozinhas?" "Vocês vejam lá para onde é que vão viajar... é seguro?". Sim, a segurança é uma preocupação, obviamente. Quer quando viajamos com mulheres ou com homens, é algo que devemos garantir nas nossas viagens. Mas porquê tanto comentário?

Há uns dias, num dos muitos grupos de viajantes a que pertenço no Facebook, comentei que estamos a planear uma roadtrip em Marrocos. E nem queria acreditar no ramo que a conversa tomou. Desde dizerem que "mesmo que seja uma exímia condutora, conduzir em Marrocos" não me é recomendável, até dizerem que sou uma "mulher de armas" por pensar numa viagem destas. Sou? Não deveria ser normal? 
Capacidades condutoras e preconceitos à parte, nunca iria por em questão ir ou não numa viagem porque sou mulher. Eu, que tenho carta há doze anos sem nenhum acidente e uma única multa de estacionamento, nunca iria deixar de fazer uma roadtrip em Marrocos porque o trânsito lá é caótico. Se é caótico, é-o para mulheres e para homens, correcto?

Se calhar sou demasiado prática e desenrascada para pensar nestas coisas, mas gosto de acreditar que não sou uma excepção à regra. Não sei se é o medo ou a pressão social que nos pára, mas cada vez há - felizmente - mais mulheres a desbravar o mundo. Sozinhas ou em grupo, o mundo é nosso, também!
E ainda gostava de experimentar viajar sozinha, pela sensação de não ter uma âncora na adaptação a uma nova cultura. Quem sabe, um dia destes!

Let's Run Away, mulheres? (E homens, também!)

Bottom Ad [Post Page]