Post Page Advertisement [Top]

''Como é que encontraram esse preço? Como fazem para procurar viagens baratas?''




Já falámos aqui de várias opções de orçamentos, de aplicações que usamos para pesquisar voos baratos, de andarmos sempre em cima dos preços, mas até ao momento não explicámos o "COMO".



Este post, e mais alguns que se vão seguir a este, vão tentar explicar todo o processo para a procura das melhores oportunidades.



Vou já ser directo. O processo exige paciência, exige algum tempo e tentar perceber qual é o melhor timing para finalizar a compra.



Muita gente pergunta: "Quando é que sabemos que o preço não baixa mais?", "Quando é a melhor altura para comprar?"



A resposta é: Não sabemos. Existem muitas teorias pela net. "A melhor altura é depois da meia-noite. Não... A melhor altura é no início da semana.". Pela nossa experiência não existe uma altura certa para comprar. Os preços estão sempre a mudar e o que tentamos fazer é definir um mínimo. Quando o preço chega a esse valor é não hesitar e comprar. Por muito que tentemos, já nos aconteceu, depois de comprar, encontrar o valor do voo cerca de 50€ mais barato (num voo de 500€), mas passadas umas horas já estava mais caro do que tínhamos comprado. E isto ao início da noite a meio da semana. A verdade é que não encontrámos mais nenhuma vez aquele preço.



Outra sugestão que costumam dar, e que neste caso concordamos, é fazer pesquisas com o Browser em modo privado. Hoje em dias tudo fica registado e as transportadoras aproveitam toda a informação que procuramos para perceber quais são os nossos interesses. Se sabem que estamos à procura de uma viagem para um determinado sítio, muito provavelmente à medida que procuramos o valor vai subir. Para quem usa o chrome, fica aqui a explicação de como fazer para navegar em modo privado.



Agora a parte mais importante. Como e onde procurar?



Existem muitas alternativas na Internet, todas elas válidas e acabam todas por fazer mais ou menos o mesmo. É preciso ter muita atenção, que muitas vezes ao preço apresentado nalguns sites, ainda vão ser adicionadas taxas de processamento ou taxas de cartão de crédito. Existem companhias que permitem o pagamento com cartão de débito e assim conseguimos fugir às taxas dos cartões de crédito. É preciso também perceber que por vezes compensa "misturar" companhias. Ou seja, ir numa companhia e vir noutra. De qualquer das formas, é preciso verificar sempre se compensa e em casos de voos de longo curso com escala, ver se existe tempo suficiente entre os voos para o caso de haver algum atraso, não perder o outro voo.



Vou falar das 4 aplicações que achamos ser as mais usadas hoje em dia e onde costumamos começar por fazer a nossa pesquisa e criar uma base de preço. Vamos falar do Google Flights, Skyscanner, eDreams e Momondo. Para além da descrição vou executar um exemplo de pesquisa para uma viagem para Paris, num fim-de-semana, a ir 6ª feira de manhã e voltar domingo à noite (de 20 a 22 de Maio).


Google Flights


Na minha opinião é capaz de ser a melhor ferramenta e com o maior potencial das 4. Com esta aplicação da Google podemos seleccionar facilmente a partida e o destino, indicar a data de partida e de chegada e a partir daí a aplicação faz uma pesquisa pelas várias companhias aéreas e mostra-nos as várias opções tanto para a partida e depois, tendo em conta o que escolhemos para a partida, mostra-nos as opções para a vinda.



Vendo o exemplo:

Depois de escolher os voos o site redirecciona para o site da companhia aérea.


Temos ainda a oportunidade de gravar o voo escolhido para fazer um seguimento do preço. E para quem tem Google Now, pode ver e receber alertas da alteração dos preços.



O Google Flights tem bastantes mais funcionalidades, mas vou deixar para uma publicação futura e apenas para esta aplicação.



SkyScanner



Durante muito tempo usei este site como fonte de procura de voos. Consegue relacionar bem diferentes companhias, os preços não variam muito relativamente ao que é apresentado inicialmente e o preço final (normalmente já inclui todas as taxas). Tem é o problema de apresentar muitas vezes preços de outras agências ou intermediários, o que não dá muita confiança quando estamos a comprar.



Mais uma vez o exemplo acima mencionado:



Como podem ver na imagem, no canto superior esquerdo, podemos também, à semelhança do Google Flights, receber alertas cada vez que o preço baixa e assim evitar estar sempre a visitar o site. Já o fiz (antes de existir o Google Flights) e funcionou bem.

eDreams


Nunca usei muito este site, pois todas as vezes me senti enganado. Tal como o SkyScanner, utiliza intermediários para apresentar bons preços (que não me dá confiança) e não inclui as taxas quando fazemos uma primeira pesquisa. Ou seja, vemos um preço baixo, mas depois para finalizar levamos sempre com grandes taxas em cima. Em caso de problemas, não existe grande apoio. Normalmente utilizo apenas para fazer algumas pesquisas de voos e companhias para depois comprar noutro local.



Exemplo da pesquisa e da diferença de preços no final:


Momondo


Ultimamente temos sido bombardeados com anúncios a esta aplicação. Nunca usei até escrever esta publicação e o que posso dizer é que é bastante semelhante às duas últimas. Utiliza intermediários, são sempre acrescentadas mais taxas no final (apesar de não tantas como no eDreams) e muitas vezes o preço sobe bastante para adicionarmos seguros básicos. O site funciona bem, o problema é mesmo a desconfiança que temos nos intermediários que vendem os voos.



Pesquisa para o mesmo voo neste site e diferenças na altura de reserva:

Conclusão


Claramente o meu favorito é o Google Flights e é por aí que temos feito a maior parte das pesquisas antes de finalizar (desde o que site foi lançado em Portugal). Não quer dizer que não usemos as outras, porque usamos e já aconteceu apresentar opções nos outros sites que não apareciam no Google Flights. Ou seja, o melhor é sempre ver todas as alternativas nos vários sites e depois sim avançar com a compra.



O próximo passo será explicar como podemos optimizar estas pesquisas pelo melhor preço. Mas isso ficará para uma próxima publicação.



Let's Run Away!

Bottom Ad [Post Page]