Post Page Advertisement [Top]

BREXIT: Como vai afectar o turismo?

Imagem retirada da net


Neste blog também se fala de política. Bom, nem sempre. Mas neste caso faz sentido. 
Acho que fomos todos um bocadinho apanhados de surpresa com a saída do Reino Unido da União Europeia. Já ouvimos bastante sobre as consequências políticas, sociais, históricas, etc. desta saída. Agora vamos falar-vos um bocadinho sobre as consequências mais evidentes do Brexit no turismo.

É evidente que ainda há muita coisa por esclarecer e definir, que só com o tempo vamos saber. Um exemplo disso é a questão dos vistos de entrada no país, ou a necessidade de passaporte. No futuro, podemos ter que requisitar e pagar um visto de entrada no Reino Unido. Até estas questões serem definidas, vai funcionar tudo da mesma forma que tem funcionado até agora. Portanto, se têm férias marcadas para lá nos próximos meses, não têm nada com que se preocupar.

À partida, já sabemos que o preço dos voos vai aumentar. Os preços baixos que têm vindo a ser praticados e que facilitam as deslocações entre os países da União Europeia são possíveis graças ao Espaço de Aviação Comum Europeu, em que o Reino Unido deixará de estar englobado. 

Em contrapartida, o preço da libra vai descer. Logo com as notícias do resultado do referendo, o valor da libre desceu para um mínimo histórico - já não se via um valor tão baixo desde 1985 - e as previsões são para que continue a descer nos próximos tempos. Isso fará com que o Reino Unido não seja tão caro para os turistas. Será que ir às compras a Londres passará a ser barato?

Falando em compras, haverá certamente alterações no duty free e nas quantidades de bens adquiridos em viagem que são permitidas. São as regras da União Europeia que nos permitem efetuar compras livremente nos países membros. Saindo da UE, as compras no Reino Unido estarão limitadas em quantidade. 

Outra das grandes alterações estará relacionada com o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Saindo da União Europeia, o Reino Unido deixará de estar englobado neste acordo. Esta será outra mudança que levará o seu tempo e, por enquanto, ficará tudo igual. No entanto, o futuro é incerto, embora haja a possibilidade de ser estabelecido um acordo com a União Europeia para que possam continuar a usufruir do Cartão Europeu de Seguro de Doença e também da Carta de Condução Europeia. Ainda assim, é de esperar que os preços dos seguros de viagem para o Reino Unido subam consideravelmente.

Se costumam utilizar o telemóvel frequentemente em viagem, temos más notícias. As tarifas reduzidas de roaming são também um dos benefícios de pertencer à União Europeia. Aliás, a partir de Junho de 2017 deixarão de existir taxas de roaming entre os países membros. Saindo, o Reino Unido deixa de estar coberto por estes benefícios, o que fará com que os preços das taxas de roaming subam consideravelmente, pois cada operadora poderá definir os preços sem restrição. 

Por último, haverá também alterações ao nível dos direitos em caso de problemas com o voo. A União Europeia tem um regulamento para os Direitos dos Passageiros Aéreos. Saindo da União Europeia, o Reino Unido deixará de estar englobado neste regulamento. Assim, os turistas que viagem para o Reino Unido deixaram de ter os mesmos direitos em caso de atraso, cancelamento ou sobrelotação do voo, bem como em problemas com a bagagem

Resumidamente, tudo está incerto. A decisão é recente, há vários milhares de coisas por definir e essa tarefa poderá levar anos. Se alguns especialistas apontam para dois anos de implementação desta mudança, há quem aponte para quatro. Resta-nos esperar para ver...

Bottom Ad [Post Page]