Post Page Advertisement [Top]

OPINIÃO Companhia Aérea: AirEuropa



Lembram-se da nossa publicação com a nossa opinião sobre a EasyJet? Desta vez vamos falar sobre a AirEuropa. Esta foi a companhia com que fomos para Miami. Ela também já tinha viajado pela AirEuropa quando foi ao México.

Relembro que usamos os seguintes critérios para avaliar as companhias aéreas:
  • Qualidade do avião
  • Entretenimento a bordo
  • Qualidade da comida
  • Experiência de voo
  • Tratamento do cliente
  • Qualidade/preço
Para cada um dos pontos vamos dar uma pontuação de 1 a 10, sendo 1 muito mau e 10 excelente.

Qualidade do avião: 8
O avião em que viajámos para Miami era bastante recente, logo com muito boa qualidade. Os bancos eram confortáveis, as casas de banho com bom aspecto, os vidros do avião escureciam para dar sensação de noite no exterior. Mesmo numa viagem longa e para um avião de uma companhia low cost, podemos dizer que até foi confortável.

Entretenimento a bordo: 7
Tal como a maior parte dos aviões de longo curso, estes aviões apresentam uma larga oferta de entretenimento a bordo. Filmes recentes, séries, música, revistas, jogos e tudo com muita variedade. Alguns conteúdos não têm legendas em português, o que para alguns pode não ser desejável.

Qualidade da comida: 6
A comida apesar de ser típica comida de avião, tem alguma variedades (nunca comemos o mesmo) e a comida até era saborosa.

Experiência de voo: 4
Em termos de experiência durante o voo, não temos razões de queixa. Como dissemos, o avião era de muito boa qualidade, confortável e todas as viagens correram bem.
Na saída de Madrid para Miami estivemos mais de 1h dentro do avião já com cintos postos à espera que o avião saísse, o que nos levou a um atraso na chegada. Após este atraso, ainda percebemos quando chegámos a Miami que as nossas malas tinham ficado em Madrid. A nossa pergunta foi logo: “Então porque é que nos atrasámos tanto?!”. Pois… Não foi por causa das malas de certeza. Tivemos que ficar numa fila para reportar o problema e depois recebemos a mala dois dias depois no hotel. O que vale é que levamos sempre connosco uma mala de cabine com o essencial para 2 ou 3 dias.

Tratamento do cliente: 3
Relativamente a todo o processo normal de pré, durante e pós voo, sem haver qualquer constrangimento, não temos razões de queixa. O staff que acompanha o voo foi sempre simpático e prestável, mas também não foram excepcionais. Eu diria que satisfizeram.
Quando se trata de resolver um problema, aí já temos algumas coisas a dizer. Com o atraso na entrega da mala, começámos por ter que ficar numa fila enorme para reportar o problema e o local onde deveriam entregar a mala. Ao contrário de outras companhias, não tivemos qualquer adiantamento de dinheiro para comprar aquilo que achávamos fundamental para os dias que ficámos sem mala. Tendo em conta que chegámos a Miami no sábado, apenas nos garantiam a mala na 2ª feira de manhã.
Após chegarmos, juntámos todas as facturas do que comprámos na altura que estávamos sem mala (2 mudas de roupa e artigos de higiene) e tivemos que enviar tudo por correio para Espanha (aqui até é compreensível, para terem os originais das facturas). Passadas umas semanas recebemos um e-mail a informar da recepção da carta e que nos iam transferir algum do dinheiro solicitado (menos 20€ do que tínhamos gasto) e não deram qualquer justificação. Para além disto, ainda tivemos que enviar uma nova carta com as informações do banco para onde têm que transferir o dinheiro (quando já tínhamos enviado esta informação na carta anterior).
Passados dois meses, ainda não recebemos dinheiro nenhum.

Qualidade/preço: 5
Como companhia low cost que é, os preços são reduzidos e conseguimos boas oportunidades. Quando existe algum problema é mais complicado termos uma resolução do mesmo como gostaríamos. A situação com a mala e a forma como todo o processo foi tratado, leva-nos a ponderar muito voltar a viajar pela AirEuropa.

Classificação final: 5,5

Concluindo, se não fosse a situação com a mala até diríamos bastante bem da AirEuropa, mas a forma como as coisas aconteceram e todos os procedimentos posteriores levaram a comentários mais negativos. Perder a mala ou atraso na entrega, pode acontecer a todas as companhias, os procedimentos após acontecer e o cuidado que têm é que já não são iguais em todas. Por isso, se acham que vale a pena, aproveitem. A nós, muito dificilmente nos apanham outra vez.

Bottom Ad [Post Page]