Post Page Advertisement [Top]

Roteiro: Gerês, Portugal (2 dias)


Somos adeptos do "vá para fora cá dentro" e de conhecer as maravilhas do nosso país. Não faz sentido visitarmos "Méxicos" e "Balis" se não conhecermos, por exemplo, o Gerês ou os Açores. Confesso que quando nos conhecemos eu ia mais adiantada que ele neste aspecto, e portanto a nossa primeira viagem em conjunto foi para lhe mostrar os encantos do Gerês. Veio rendido, claro. 
Já lá vão uns tempos, mas vou tentar recordar-me de todos os pormenores desta viagem para vos deixar algumas dicas do que ver - e fazer - no Gerês. Posso começar já por um conselho: evitem a época alta. Os preços disparam (duplicam, triplicam até) e qualquer recanto perde o encanto se estiver completamente a abarrotar de turistas.

Nós escolhemos um fim-de-semana no final de Setembro, em 2014. Marcámos uma noite no Hotel S. Bento, saímos de Lisboa no sábado de manhã e fizemo-nos à estrada. A viagem é longa - cerca de 400km desde Lisboa - e portanto quando lá chegámos já só pensávamos em comida. O local para almoço já ia escolhido, com bastante antecedência até: o restaurante "O Abocanhado". Este restaurante é conhecido não só pela maravilhosa comida (como pudemos comprovar) como também pela vista espectacular e pelo edifício em si, que foi construído e pensado de forma a integrar-se na paisagem natural da Serra do Gerês. 






Após o almoço com pratos tradicionais da zona, começámos o nosso percurso. Dada a localização do restaurante, começamos pela Barragem de Vilarinho das Furnas, mas fomos parando sempre que nos apetecia, pelo caminho.



- Barragem de Vilarinho das Furnas


- São Bento da Porta Aberta


- Cascata da Portela do Homem


- Mata da Albergaria (taxa de acesso: 1,50€)




- Termas de Torneros, Espanha (entrada livre)


Quando regressámos das Termas, que ficam mesmo junto à fronteira entre Portugal e Espanha,  já era de noite. Optámos por jantar no centro da vila e regressar ao hotel.

No segundo dia, depois de aproveitarmos o pequeno-almoço do hotel, visitámos: 

- São Bento da Porta Aberta


- Miradouro da Junceda (915m de altitude)



- Pedra Bela (829m de altitude)




- Cascata do Arado






- Cascata Fecha de Barjas (mais conhecida como Cascata do Tahiti)




Um fim-de-semana pelo Gerês é perfeitamente suficiente para vermos todos os pontos principais e aproveitar para dar uns mergulhos nos rios e cascatas. No entanto, há um sem número de actividades para fazer, desde caminhadas a descidas de rio, moto4, etc. que poderão merecer mais uns dias por lá.
De qualquer das formas, devia ser ponto obrigatório para cada português, uma vez na vida. Temos um pequeno paraíso aqui tão perto e damos-lhe tão pouca atenção! Garanto-vos que a paisagem faz valer os quilómetros do caminho - e se estiverem na zona norte então, é só um pulinho até lá, não têm desculpa!

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]