Post Page Advertisement [Top]

Como preparar uma viagem (parte 4 - Os Gadgets)

Imagem retirada da net

Está a viagem comprada, o roteiro traçado, as malas feitas... então e depois? Bom, além de fazer por aproveitar ao máximo a viagem, há outro ponto em que gostamos de apostar: as memórias. É por isso que a qualquer sítio a que vamos, não descuidamos as fotografias que vamos tirar. 
Mas nem só de fotografias fala o nosso texto de hoje. Vamos centrar-nos nos gadgets que costumamos levar em viagem e explicar-vos a sua utilidade.

- Câmara 

É certo que hoje em dia a maior parte dos telemóveis tem uma performance bastante elevada no que toca a tirar fotografias. Mas, por razões técnicas, uma máquina fotográfica tira sempre melhores fotos. Principalmente se as quisermos imprimir, emoldurar, ampliar, etc. 
Este é o meu campo de eleição no que toca a tecnologias e é o sector em que mais apostamos quando vamos viajar. Para vos dar um exemplo, na nossa última viagem levá-mos duas câmaras:
- Uma DSLR com uma objectiva versátil, que nos permita fotografar vários tipos de motivos (paisagens, pormenores, retrato) sem ter que trocar de objectiva nem carregar 2 ou 3 objectivas na mochila;
- Uma câmara à prova de água, com boa abertura para captar imagens nítidas em snorkeling e mergulho;
Mesmo tendo um telemóvel à prova de água que tira excelentes fotografias neste tipo de ambientes, a qualidade de uma câmara feita exclusivamente para este efeito é sempre melhor.

No nosso caso específico, fomos acompanhados de uma Canon 600D e de uma Olympus Tough. Não são modelos recentes e já têm, ambas, alguns anos de viagens. Mas continuam a ser excelentes companheiras. 

- Go Pro Hero 2

Mesmo com a duas câmaras e os respectivos telemóveis, a versatilidade de uma Go Pro é uma mais valia. Já nos foi bastante útil quer em ambientes de praia como de cidade. Além da Go Pro, costumamos levar connosco o bastão e uma caixa estanque.

Infelizmente, a última viagem da nossa Go Pro foi até às Filipinas. A caixa estanque, apesar de bem fechada, deixou passar água e avariou a máquina... Quem sabe não seja a desculpa para comprar um modelo mais avançado e uma dome port, para fotografias mais artísticas debaixo de água. Os novos modelos já são completamente à prova de água, não havendo assim risco para "acidentes" como o que nos aconteceu.

- Wi-Fi SD

Com as redes sociais pessoais, o blog, as páginas do blog e tudo o mais, é óptimo ter "aquela foto" sempre à mão. E tem sido uma ajuda enorme ter um cartão SD com ligação Wi-Fi, para passar rapidamente as fotos da câmara para o telemóvel ou tablet. É certo que hoje em dia algumas câmaras já têm este tipo de ligação incorporada, mas a nossa não tem e não nos parece motivo suficiente para a trocarmos, se há uma solução alternativa.
Por isso mesmo, optámos por um cartão Wi-Fi da Transcend que funciona através de uma app para o telemóvel. Acede-se à app, escolhe-se a fotografia que queremos e faz-se o download directamente para a memória do telemóvel. Num instante!

- Tablets

Seja para o tempo de espera no aeroporto, para o decorrer do voo ou mesmo para utilizar no destino, dá sempre algum jeito ter um tablet à mão (para Ele é o iPad). E agora com a notícia de que a Netflix vai possibilitar descarregar filmes para ver mais tarde, ainda melhor vai ser. 
Além de termos as app's de gestão de roteiros no telemóvel, temos também no tablet, para podermos planear os dias e realizar alguns ajustes durante as viagens. Tornam-se mais fácil de consultar, alterar e visualizar num ecrã maior do que no ecrã do telemóvel.
Por agora, temos usado a aplicação Infuse para o iPad.

- Apple Watch

É a mais recente novidade por estes lados e foi testada agora com as últimas férias. Desde contagem de quilómetros percorridos, calorias gastas e batimentos cardíacos, a substituir o boarding pass impresso em papel, dão uma ajuda para ter "sempre à mão" a informação de que necessitamos.

Ainda não chegamos ao ponto de levar mais gadgets do que roupa (ahahahah), mas gostamos de levar connosco alguns apoios que nos permitam desfrutar melhor das viagens. Com o tempo, há uma série de novas aquisições que estamos a pensar fazer... quem sabe se não falaremos disso brevemente!

Bottom Ad [Post Page]