Post Page Advertisement [Top]

5 dicas para comprar voos baratos

Imagem retirada da net


É das questões mais levantadas e, invariavelmente, a que mais dúvidas suscita. Não é fácil explicar rapidamente como encontramos as viagens baratas que compramos e que vos recomendamos, quase diariamente. E também não é fácil delinear-vos uma fórmula infalível para encontrarem o melhor preço. Há, no entanto, algumas regras que são impreteríveis para viajar ao melhor preço...


1 - Comprar diretamente com a companhia aérea


Começo já pela mais controversa. Sabemos perfeitamente que os motores de busca como a eDreams e a Skyscanner são óptimos para pesquisar viagens ao melhor preço. Mas também sabemos que os preços publicitados não correspondem ao valor final: pelo caminho até finalizarmos a reserva são adicionadas taxas, seguros, extras, etc. E também sabemos que, em caso de problemas com a reserva, cancelamento do voo ou problemas com a bagagem, estes motores de busca não têm as melhores reviews.
Por vezes o mais barato, acaba por sair caro. E se há dezenas de relatos de pessoas que utilizaram este tipo de serviço e correu tudo às mil maravilhas, também há relatos de quem tenha ficado sem a viagem e sem o dinheiro. Preferimos não arriscar!
Normalmente, utilizamos o Google Flights (apesar de termos notado algumas desactualizações nos preços, ultimamente) para a pesquisa e depois compramos sempre directamente no site da companhia aérea.

2 - Ser flexível


É muito difícil encontrar uma boa oportunidade se não formos flexíveis. Acontece-nos muitas vezes virem ter connosco e dizerem "onde é que eu encontro uma promoção para uma viagem para o sítio X entre as datas Y e Z?". A resposta é sempre a mesma, "Não encontras!". As promoções e as boas oportunidades não aparecem na data que queremos, para o destino que queremos e para as datas que definimos. 
Torna-se mais fácil se tivermos datas definidas, mas não tivermos destino. Ou vice-versa. Com alguma sorte, conseguimos juntar as duas exigências se começarmos a procurar a viagem com vários (muitos) meses de antecedência.

3 - Comprar com antecedência


Salvo raras excepções de última hora, em que encontramos voos ao preço da chuva, as melhores compras fazem-se com meses de antecedência. Por exemplo, reservámos a nossa viagem para Bali com cinco meses de antecedência, a viagem para Hong Kong com 3 meses de antecedência e a nossa próxima grande viagem já está marcada, com 4 meses de antecedência. Não concordamos que haja uma fórmula fantástica que nos diga com quantos dias exactos de antecedência devemos comprar uma viagem, mas o que é certo é que começar a procurar com bastante antecedência ajuda a identificar bons negócios.
Quando encontramos um bom preço, que esteja dentro dos valores que consideramos um "achado", ainda confirmamos com a app Hopper a média de preços para o destino, antes de tomarmos uma decisão. Porque, como já vos explicámos, há anúncios de promoções fantásticas que não passam de preços normais.

4 - Evitar compras ao fim-de-semana


Uma das coisas que já percebemos com as nossas buscas contínuas por boas oportunidades é que não vale a pena comprar voos ao fim-de-semana. Invariavelmente, os preços começam a subir à sexta-feira e descem à segunda, mais coisa menos coisa. Já nos aconteceu, por exemplo, acharmos que tínhamos perdido uma óptima oportunidade porque esperámos pela sexta-feira de manhã para a comprar. E depois, na terça feira seguinte, o preço fantástico ter voltado novamente. Entre sexta e segunda-feira, as oscilações foram de cerca de 200,00€ para uma viagem de longo curso.

5 - Estar atento às promoções


A última e a mais importante de todas: estar atento. Encontrar bons preços implica dedicação e muito investimento em termos de tempo. Posso dizer-vos que todos os dias damos uma olhadela por e-mails que recebemos e sites de companhias aéreas, para termos uma ideia do que está a acontecer no mundo dos bilhetes de avião. Mas também não perdemos mais do que cinco minutos a fazê-lo, por dia.
Se vale a pena? Claro que vale. É com estas poupanças que conseguimos viajar praticamente todos os meses.


Bottom Ad [Post Page]