Post Page Advertisement [Top]

Consulta do Viajante em Telemedicina



Ainda nem sonhávamos com a viagem à Tailândia quando um amigo nos falou desta novidade: a possibilidade de realizar a Consulta do Viajante em Telemedicina. Ficámos curiosos e pensámos imediatamente em falar-vos desta possibilidade no blog. Entretanto marcámos a viagem e achámos que o ideal seria fazer a Consulta e contar-vos como foi.

A Consulta do Viajante em Telemedicina é um projecto do Dr. Diogo Medina, especializado em Medicina do Viajante e, portanto, bastante habilitado e experiente neste tipo de consultas. A sua ideia, por ser tão inovadora, valeu-lhe o primeiro lugar no programa Discoveries da Fábrica de Startups, com o apoio do Turismo de Portugal.

Mas melhor do que falar-vos de todo o processo, é percebê-lo pela voz do próprio Dr. Diogo Medina:


No nosso caso, começámos por agendar a nossa consulta através do site da Consulta do Viajante em Telemedicina. 

Primeiro Passo- Agendamento


Existem três tipos de consulta: a Consulta do Viajante Individual, a Consulta do Viajante para Casal e a Consulta do Viajante para Família (até 4 familiares ou amigos com o mesmo destino de viagem). Seleccionando o tipo de consulta pretendida e a data e horário disponíveis para agendamento, é também necessário introduzir alguns dados da viagem, para que o Médico possa previamente preparar a consulta. 
Os preços variam entre os 25,00 e os 60,00€, consoante o número de pessoas que estarão presentes na consulta.

Segundo Passo - Preparação

Antes da consulta propriamente dita, devemos preparar alguma informação que será necessária, nomeadamente o nosso itinerário de viagem e o nosso Boletim de Vacinas. É também pedido que vejamos um vídeo pedagógico que nos ajuda a perceber o que vai acontecer durante a consulta.

Terceiro passo - A consulta




No dia e hora marcados, basta adicionarmos o contacto que nos é indicado no Skype e começamos a nossa consulta. 
Falámos sobre a nossa viagem, o itinerário que temos definido, as vacinas que já realizámos e o nosso historial clínico. Depois, o Dr. Diogo Medina explicou-nos quais os cuidados que deveremos ter previamente e durante a nossa viagem, o plano de vacinação recomendado e mostrou-nos até alguns mapas que nos mostraram a incidência de certos riscos no nosso destino de viagem. Foi-nos dado espaço para colocarmos todas as perguntas que nos foram surgindo e sentimos que terminámos a consulta completamente esclarecidos.

Quarto Passo - Pós-Consulta

Após a consulta (cerca de 10 minutos depois) tínhamos no nosso e-mail a receita médica com a indicação dos medicamentos que deveremos levar connosco na viagem, as vacinas recomendadas e indicações completas sobre todos os procedimentos a tomar. Ficámos também com a liberdade de, caso nos surgisse alguma questão (o que ocorreu...) contactar-mos o Dr. Diogo Medina por e-mail. Posso-vos dizer que, muito rapidamente, tinha a resposta à minha dúvida no meu e-mail.


Se querem a nossa opinião sincera, não podíamos ter ficado mais satisfeitos com esta consulta. A facilidade de o fazermos no conforto de nossa casa, podermos escolher a data e hora em que preferíamos fazer a consulta e não termos que alterar os nossos horários de trabalho nem nos deslocarmos para realizá-la, tornaram todo o processo muito simples e nada custoso. A consulta em si foi muito esclarecedora, nada aborrecida e sentimo-nos completamente à vontade para falar do nosso historial clínico, percurso e objectivo de viagem e para colocar todas as dúvidas que tínhamos.

Apesar de o custo ser mais elevado do que se recorrêssemos ao Sistema Nacional de Saúde, se pensarmos em todos os benefícios (rapidez de marcação, comodidade de o fazer em casa, não existência de tempo de espera, etc.), esta opção compensa largamente. E em nada perdemos no profissionalismo e na qualidade da consulta. 

Bottom Ad [Post Page]