Post Page Advertisement [Top]

Tecnologia: Dome Port


Lembram-se da nossa publicação sobre a última Action Cam que comprámos, a Andoer 4K? Nessa publicação dissemos que um dos nossos objectivos era para além de comprar uma nova câmara, conseguirmos comprar uma dome port.
Muitas pessoas não sabem o que é uma dome port e, nas nossas viagens, já fomos abordados por várias pessoas que ficaram admiradas connosco a tirar fotos com um acessório tão diferente.

Já viram aquelas fotos em que a fotografia está metade debaixo de água e metade acima da água? Usaram uma dome port para o fazer.

Passando a uma explicação mais técnica, a dome port é uma lente concêntrica que actua como um elemento óptico adicional à lente da câmara. Com uma dome port conseguimos reduzir significativamente os problemas de refração e distorção radial. Quando é usada, os raios de luz não são reflectidos, o que permite que a lente mantenha sempre o seu angulo de visão natural. Quando colocada debaixo de água vai ser criada uma “imagem virtual” à frente da lente da câmara. Quando estiver a filmar ou a fotografar a imagem que vai ser representada é a da “imagem virtual” que foi criada e não do que estamos directamente a apontar.
No final, quando quisermos tirar as tais fotografias metade debaixo de água e metade acima da água, colocamos a dome port na linha da água, sendo que a action cam vai capturar a imagem real do que está acima da superfície da água enquanto reconstrói a tal “imagem virtual” do que está abaixo da superfície da água. Como resultado vamos ter imagens que nunca conseguiríamos fazer apenas com uma câmara, ou mesmo com os nosso próprios olhos.

Deixamos o link da dome port que comprámos e que é compatível tanto com as GoPro como as várias action cams de gama baixa:

Bottom Ad [Post Page]