Post Page Advertisement [Top]

Roteiro: Monsaraz (1 dia)


Monsaraz é uma pequena aldeia do Alentejo, daquelas que vale a pena conhecer. Toda construída em xisto e cal, com a típica brancura alentejana, há muito que é conhecida como uma das aldeias mais bonitas de Portugal. No entanto, este ano venceu a Categoria "Aldeias Monumento" do Concurso 7 Maravilhas de Portugal e tornou-se numa das 7 Aldeias Maravilha. 

Em boa verdade, este não é um roteiro propriamente dito, já que a aldeia é mesmo muito pequena e o ideal é percorrê-la toda, incluindo todos os recantos. Como vão ver pelo nosso registo, é um lugar muito fotogénico e que merece a nossa atenção. 
Assim, vamos mostrar-vos como foi o nosso passeio por Monsaraz e quais os sítios que nos prenderam mais a atenção - se é que é possível escolher!

Começámos o nosso percurso no Monumento de Homenagem ao Cante Alentejano, à entrada da aldeia. O Cante Alentejano foi, em 2014, eleito como Património Cultural pela UNESCO e, um pouco por todo o Alentejo, foram aparecendo vários monumentos em sua honra. Em Monsaraz, além do monumento em si ser realmente bonito, a vista que o rodeia é magnífica. É possível ver a planície alentejana, o Alqueva e, quem sabe, um niquinho de Espanha. Sentem-se num dos bancos e apreciem a paisagem...




Se conseguirem tirar os olhos da planície e olharem em sentido contrário, conseguem também ver o Castelo de Monsaraz e as suas muralhas.


Chegámos a Monsaraz já perto da hora de almoço e, por isso, não é de estranhar que a segunda paragem tenha sido um restaurante. Escolhemos o Restaurante Sabores de Monsaraz, muito recomendado entre viajantes e locais. Não é para menos! Além de muito bem atendidos e servidos - comida típica com uma simpatia alentejana deliciosa - a vista é linda, principalmente se conseguirem ficar sentados à janela ou na esplanada.





Depois, entrámos nas ruas e ruelas da aldeia e perdemo-nos. Foram centenas e centenas de fotografias às ruas, à vida, às casas... Tudo merece um registo!




Vimos o Castelo de Monsaraz, com as suas muralhas e a arena e aproveitámos a vista panorâmica da torre. Para onde quer que olhássemos, tínhamos planície a perder de vista, muitas árvores e casas aqui e ali, a salpicar de branco a paisagem.







Depois, visitámos a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, localizada bem no centro. Nesta praça, há também um cruzeiro e vários bancos e sombras, onde encontrámos muitos locais no seu entretém de domingo: conversar.






Vale muito a pena explorar as várias ruas que partem daqui e conhecer as lojas tradicionais com produtos locais. Há um pouco de tudo: roupas, comida, recordações, decoração para a casa, etc. Não há montras, todos os produtos são expostos de forma muito original nas janelas, nas paredes ou na rua, em frente à loja. 





As muralhas, a torre do castelo e a torre da Igreja de São Bento, alta e branca, marcam a paisagem constantemente. Na nossa deambulação, fomos dar à Porta da Cidade.


Depois de retornarmos ao ponto inicial, onde deixámos o carro estacionado, seguimos depois para as ruínas da Ermida de São Bento. Destas ruínas, já fora do recinto da aldeia, é possível ver nitidamente a Igreja de São Bento e toda a aldeia também, dentro das muralhas do castelo.


A Ermida de São Bento propriamente dita apenas pode ser vista por fora, devido ao seu estado de degradação.



Monsaraz é uma pequena relíquia, no meio do Alentejo, que vale mesmo a pena visitar. Podem aproveitar um fim-de-semana para a conhecer, uma escapadela de horas como fizemos ou até vê-la como um ponto de paragem numa viagem maior desde o Sul, como Ele tinha feito há uns anos, quando a visitou pela primeira vez. Apesar de ser uma aldeia pequena, que se vê rapidamente, dediquem-lhe tempo suficiente para percorrer as ruas descontraidamente, conhecer os habitantes locais e espreitar as lojas tradicionais.

Existem na aldeia várias opções de alojamento local e turismos rurais que podem escolher. Nós optámos por ficar um pouco mais longe, na Herdade dos Mestres, e fazer de Monsaraz uma escapadinha no fim-de-semana.

O porquê e o como não interessam, mas não deixem de a visitar!

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]