Post Page Advertisement [Top]

Como poupamos em viagem: as refeições



São muitas as vezes que nos perguntam como é que as nossas viagens são tão económicas, e já falámos várias vezes dos cuidados que temos na preparação para que o orçamento se mantenha reduzido. Agora, vamos dar-vos também algumas dicas sobre como poupar durante as viagens. Hoje falamos sobre as formas que arranjámos para poupar nas refeições.


Não somos pessoas de deixar de comer, ou de abdicar de um doce típico ou de algo que nos salte à vista numa montra enquanto passeamos. Gostamos de experimentar os melhores restaurantes dos locais que visitamos - por melhores não se entende, sempre, os mais caros - e a comida típica de cada região ou país. Gostamos tão pouco de comer que criamos um blog sobre os restaurantes que visitámos (lembram-se do Let's Eat Away?). 
Por isso mesmo, a comida é uma parte muito importante de todas as nossas viagens.

Sem deixar de comer ou passar para refeições mais light, como sandes, utilizamos duas grandes dicas de poupança:

Zomato Gold


Se não conhecem o plano Zomato Gold, deviam conhecer... Basicamente, permite-vos não pagar um dos pratos em qualquer refeição em que peçam dois ou mais pratos. Por exemplo, quando vamos os dois jantar fora a um restaurante aderente Zomato Gold, só pagamos um dos pratos que consumimos, em vez de dois. Se formos com amigos, também escolhemos restaurantes com Zomato Gold e uma das refeições é gratuita.

A adesão ao Plano Zomato Gold tem um custo, como é óbvio. A opção mais vantajosa é a subscrição de um plano de 12 meses por 39,00€. O desconto apenas é aplicável à refeição propriamente dita, não incluindo entradas, sobremesas e bebidas. Ainda assim, é uma poupança considerável, ou não? Ao fim de 2 ou 3 refeições, já recuperaram o valor de adesão e já estão a poupar.

Utilizamos o Zomato Gold no dia a dia mas também em viagem, dentro de Portugal. Escapadinhas no Porto, por exemplo, têm sempre desconto!

Não se esqueçam de utilizar o código EATAWAY na vossa adesão, para usufruírem de um desconto de 25% no valor total do pacote.

The Fork


Se a dica anterior era mais dedicada a Portugal, esta é válida em vários países. Falo-vos da plataforma de reservas The Fork (ou La Fourchette em França, ou El Tenedor em Espanha, etc.), que permite a reserva online de restaurantes. Em que é que isto nos ajuda a poupar? Para cada cidade, existe sempre uma lista de restaurantes com 30%, 40% ou 50% de desconto. O desconto é exclusivamente aplicável nos pratos e exclui menus e combinados, mas já nos permitiu ir a restaurantes considerados "caros" (pensemos em valores acima dos 30,00€ por pessoa) por verdadeiras pechinchas.

O método é muito fácil: basta aceder ao site e pesquisar pelo restaurante, pela zona ou pelo tipo de comida que pretendem. Podem filtrar os resultados, por exemplo, para que vos sejam apresentados apenas os restaurantes com desconto. Depois, escolhem a data e a hora que pretendem e a reserva é confirmada automaticamente.

A boa notícia é que não é preciso levarem isto tudo preparado. Podem fazer a reserva no momento... Já nos aconteceu estarmos em Florença, acabarmos de visitar o Duomo e pensarmos que era boa hora para comer. Abrimos a aplicação The Fork, vimos os restaurantes com desconto nas redondezas e marcámos um a poucos minutos a pé. Quando lá chegámos já tínhamos a mesa à nossa espera.

Além de Itália, utilizámos esta plataforma também em França (quando visitámos Marselha e Paris), em Espanha (quando visitámos Barcelona) e na Suécia (quando visitámos Estocolmo). Principalmente em França e na Suécia, países em que as refeições têm preços mais elevados, fazer as reservas das refeições com o The Fork permitiu-nos uma poupança bastante significativa.


Outras dicas


Quando não há Zomato ou The Fork que nos valha, fazemos a nossa pesquisa à moda antiga. Nunca entramos no primeiro restaurante que vemos (a não ser que estejamos há duas horas à procura de um sítio para comer, como nos aconteceu na Suiça), fazemos sempre uma pequena pesquisa nas redondezas. Rua acima, rua abaixo, espreitamos os preços daqui e dali e depois decidimos. 
Gostamos também de pedir dicas locais (nas recepções dos hotéis ou às pessoas com quem nos vamos cruzando e trocando alguns dedos de conversa), são as melhores e às vezes reservam-nos autênticas surpresas.


E vocês, que estratégias de poupança usam no que toca às refeições?

Bottom Ad [Post Page]