Post Page Advertisement [Top]

Roteiro: Porto


Falar-vos do Porto é um grande desafio. Porque há cidades em que, tal como as nossas, estamos tão habituados a palmilhá-las que já não as vemos com olhos de quem vem de fora, mas como quem, volta e meia, lá está. O Porto é assim. Como já vos disse, tenho uma costela nortenha, toda a família paterna perto do Porto e, ainda nem falava nem andava, já me passeava por lá. Também já perdi a conta às vezes que, juntos, fomos ao Porto. Seja para ver a família, para rever amigos, por causa de uma exposição ou para experimentar um novo alojamento, as nossas visitas ao Porto já não se contam pelos dedos das mãos.

Por todos estes motivos, vai ser um desafio enumerar o que não devem perder num passeio no Porto. Ou, pelo menos, encontrar todas as fotos que retratem todos estes locais.

Fácil, fácil, será enumerar o que não devem perder. Ou, pelo menos, aqueles sítios que fazemos questão de revisitar, por mais vezes que visitemos o Porto. Vamos a isto?

Para dormir (é um ponto importante) recomendamos os apartamentos Douro Riverside (podem ler a nossa opinião aqui). Sim, ficam em Gaia e Gaia não é o Porto. Nós sabemos... Mas têm a melhor vista para o Porto, ou não tivessem eles uma janela directa para a Ribeira!

Chegar ao centro do Porto é muito simples, quer recorram ao avião (existe metro directo do aeroporto para o centro da cidade), ao comboio (existe metro directo de Porto-Campanhã para o centro, ou de autocarro (já no centro). Depois, é só começar a explorá-lo. E há muito para ver. Chegando de metro, a estação principal é da Trindade, mesmo acima do centro histórico. E é exactamente por aí que vamos começar...

- Câmara Municipal do Porto 



É o edifício que emoldura a tão conhecida vista da avenida em que está, a Avenida dos Aliados. Imponente, bonito e um ponto obrigatório para quem visita o Porto!

- Avenida dos Aliados



Já que aqui estamos, aproveitem a Avenida dos Aliados - uma das mais emblemáticas da cidade - e aquilo que tem para nos oferecer. Seja a vista, seja a Árvore de Natal na época natalícia, seja os concertos de Passagem de Ano ou aquilo que lá está igual, todos os anos à nossa espera: a estátua do Ardina e o McDonald's Imperial, considerado o mais bonito do mundo. Vale a pena entrar e ver a forma como respeitaram o histórico edifício, mesmo que não sejam fãs de fast food.

- Rua do Almada 


Paralela à Avenida dos Aliados, está em ebolição a Rua do Almada, com muitas lojas modernas, peças de autor e a nossa perdição: Miss Pavlova. São as melhores pavlovas do mundo e agora também têm brunch! Para comer, super recomendamos o Tascö.

- Mercado do Bolhão



Felizmente, conseguimos visitá-lo antes de fechar para obras. Não sabemos ainda quando volta a estar aberto ao público, mas não podíamos deixar de o mencionar neste roteiro. É "O" mercado tradicional português de eleição, onde se encontram os vendedores tradicionais e as lojas que pararam no tempo. Há muitos anos que apresentava graves sinais de degradação e as obras eram urgentes, mas estamos a rezar para que não seja descaracterizado.

- A Pérola do Bolhão



Mesmo em frente, uma mercearia bem tradicional e cheia de pinta. É uma autêntica pérola, na Rua Formosa.

- Capela das Almas



Perdida no cimo da Rua de Santa Catarina - e por isso também conhecida como Capela de Santa Catarina - chegou aos instagrams desta vida há alguns meses e tem sido vê-la, linda que só ela, a desfilar nos nossos feeds. Chama-se Capela das Almas e espanta, principalmente, pela sua fachada em azulejo azul e branco.

- Santa Catarina


Depois, convidamo-vos a descer uma das ruas que mais conheço no Porto. Como a minha mãe costuma dizer "não foi uma ida ao Porto se não formos a Santa Catarina!". Certíssimo! E se hoje há centro comercial e todas as cadeias de lojas internacionais que estamos habituados a ver, antigamente era a Haity a estrela do pedaço. Aos fins-de-semana, é normal vermos a rua cheia de gente, que caminha para cima e para baixo. É um passeio de tarde para turistas e locais e se tiver o cheirinho das castanhas assadas no Outono, melhor ainda!

- Café Majestic




Um ponto obrigatório! O lindíssimo (e caríssimo) café Majestic, onde não podem deixar de entrar. As paredes, os espelhos, os tectos e até as chávenas em que servem o café contam histórias que todos queremos ouvir. Imperdível!


- Porto São Bento



É considerada uma das estações mais bonitas do mundo, pelos seus interiores em azulejo. Confesso que nunca lá chegámos de comboio, mas já a visitámos várias vezes e é realmente muito bonita. Ainda esta semana comentámos que gostamos do rebuliço, da mistura de pessoas no seu dia-a-dia com os turistas, embasbacados com a beleza das paredes...


- Sé do Porto 





Da Sé do Porto, recomendamos duas coisas: visitar a Sé e o seu interior, como é óbvio; aproveitar a vista, já que a maior parte dos "postais" do Porto são aqui criados. O edifício foi construído no Séc. XII mas a sua fachada tem sido modificada ao longo dos anos, passando por vários estilos arquitectónicos. Vejam o altar, em prata, e a imagem de Nossa Senhora da Vandoma, padroeira da cidade.

- Ponte Luís I



Mesmo ao lado, a Ponte Luís I (ou Ponte D.Luís, como é informalmente conhecida). Tem uma enorme vantagem, pode ser atravessada a pé quer pelo tabuleiro superior (o do Metro) quer pelo tabuleiro inferior (o dos carros). E é exactamente isso que vamos fazer... Primeiro, pelo tabuleiro superior em direcção ao Cais de Gaia e, depois, pelo tabuleiro inferior em direcção à Ribeira.
A vista, em qualquer uma das hipóteses, é soberba!

- Cais de Gaia + Caves


É engraçado como, sempre que nos falam do Porto, nos mostram uma paisagem vista de Gaia. Porque a Ribeira é bonita vista daqui, enquadrada na Ponte, com o Rio e os barcos rabelos à frente. Passeiem, aproveitem as francesinhas do Tappas Caffe e as Caves do Vinho do Porto (que podem e devem visitar) antes de atravessarem, novamente, em direcção ao Porto.

- Teleférico de Gaia e Jardim do Morro


Um extra que podem adicionar à vossa passagem pelo Cais de Gaia é o Teleférico de Gaia, com uma vista linda sobre o Douro. A viagem termina no Jardim do Morro, agora famoso pela sua esplanada e pelas vistas para o pôr-do-sol sobre o rio.

- Serra do Pilar


E mesmo ao lado temos a famosa Serra do Pilar: "Quem vem e atravessa o rio, junto à Serra do Pilar". Mais do que uma canção do Rui Veloso (é impossível não me lembrar desta música sempre que visito o Porto), aproveitem a vista linda para o Porto, desta vez com a ponte Luís I no enquadramento.

- Ribeira



Depois de atravessarmos novamente a Ponte Luís I, agora pelo tabuleiro inferior e em direcção ao Porto, estamos na Ribeira. "A" Ribeira. É o ponto mais emblemático do Porto, sem qualquer sombra de dúvida, e é também imperdível pela sua originalidade. Não encontramos nada assim em mais nenhum lugar do mundo. 
Não aconselho a comerem nesta zona, já que a maior parte dos restaurantes são uma autêntica tourist trap (sorry!). 

- Palácio da Bolsa


Na Rua Ferreira Borges, mesmo por trás da Ribeira, encontramos o Palácio da Bolsa. Foi declarado Património Mundial pela UNESCO e o seu interior é lindo, lindo, lindo. A fachada é imponente, mas é no interior que está escondido o maior segredo.

- Torre dos Clérigos




Passei grande parte da minha infância a ouvir o meu pai repetir uma piada que envolve uma mulher grávida e o tempo que demora a subir a Torre dos Clérigos. E, que me lembre, nunca a subi. Mas está nos planos - ainda não nos perdoo por termos falhado a possibilidade de a subir à noite - e para muito breve. Prometemos actualizações!

- Galerias de Paris




Ouvi muitas vezes os portuenses dizerem que as Galerias de Paris são o "Bairro Alto do Porto". Se conhecem o Bairro Alto, digo-vos já: não tem nada a ver! Mas é um dos pontos de concentração da vida nocturna da cidade e tem as maravilhosas caipirinhas da CaipiCompany e o Plano B. Durante o dia, há lojas (algumas consideradas de luxo) e feiras de artesanato e velharias.

- A Vida Portuguesa



Sim, também há em Lisboa. Mas a loja de Lisboa não tem aquela escadaria, aquelas andorinhas na parede que tornam o sítio tão bonito. Não deixem de visitar a loja, bem colocada num edifício tradicional da zona. Não tem a escadaria da Lello, mas também é bem jeitosa!

- Livraria Lello




E por falar em Lello, falo-vos de um dos meus sítios preferidos do Porto. Esta livraria é única no mundo e, mais uma vez, ganha o título de mais bonita. Já apareceu em vários Tops das livrarias mais bonitas do mundo e serviu de inspiração para J. K. Rowling nos seus livros do Harry Potter. Miúdos ou graúdos, ninguém fica indiferente à beleza do edifício e ao toque mágico que os livros lhe dão. A entrada passou a ser paga, tal a quantidade de turistas que a queriam visitar (e que impediam a livraria de... vender livros) mas o valor pode ser deduzido na compra de um livro. Um "dois em um" perfeito!

- Praça Carlos Alberto


Seja pelo Moustache Coffe House ou pelo Mercado Porto Belo (aos sábados, das 10 às 19h), esta praça faz sempre parte do roteiro. Já para não falar que fica perigosamente perto de dois sítios que não abdicamos: a Leitaria da Quinta do Paço (melhores eclairs e melhor chantilly, até para mim que não gosto de chantilly) e o Diplomata (aquele sítio onde tiramos as apetitosas fotos do pequeno-almoço sempre que vamos ao Porto).

- Igreja do Carmo


Perto, pertinho, encontramos a Igreja do Carmo, com a sua imponente fachada em estilo rococó. Nas laterais, há painéis de azulejo e à sua frente, uma enorme praça onde está colocada a Reitoria da Universidade do Porto.



Até aqui, todo o percurso foi desenhado para se fazer facilmente a pé, num traçado contínuo. A partir daqui, falamos de outros pontos da cidade que se encontram mais distantes uns dos outros mas acessíveis em transportes públicos ou de carro. E que não podem deixar de visitar, claro está!

- Alfândega do Porto




Eu gosto de vistas. E de exposições. E talvez por isso goste do edifício da Alfândega do Porto. Fica sedutoramente colocada junto ao Douro e a vista é bem bonitinha. Bem perto encontram o Gull, com um dos nossos sushis preferidos.

- Rua Miguel Bombarda


Sou suspeita, e esta rua diz-me muito. Para vos explicar rapidamente, a Rua Miguel Bombarda é vista como "uma artéria de cultura dos novos tempos". Além de lojas com novas tendências e peças de designers em crescimento, tem também imensas galerias de arte. E uma vida muito própria: de tempos em tempos há "inaugurações colectivas" e as ruas enchem-se de gente e artistas, intervenções no local, estátuas vivas, murais de arte, etc. É aqui que se encontra a famosa Rota do Chá e a Pimenta Rosa onde encontrarão as melhores e mais baratas fatias de bolo caseiro. O cheirinho a bolo acabado de sair do forno encarregar-se-á de vos levar até lá...

- Jardins do Palácio de Cristal

Perdoem-me mas não acho grande piada ao Palácio de Cristal. O que eu gosto mesmo aqui é dos jardins e da vista para o Rio Douro. Sou uma miúda muito dada a vistas bonitas, eu sei. E esta, aqui, parece acaba de sair de uma qualquer pintura.

- Mercado do Bom Sucesso



Hm... comida. Vocês sabem, nós gostamos de comida. E aqui reúnem-se vários petiscos típicos do Porto e até uma Leitaria da Quinta do Paço (estou a babar...). À semelhança de outros mercados, foi restaurado e hoje inclui, além das tradicionais lojas de mercado, imensas opções de restauração com tudo o que há de mais típico na região e outras novidades.

- Casa da Música



IMG_9989

Mixed feelings: não gostamos de ver o edifício ali "caído" em plena zona histórica, mas não deixa de ter uma arquitectura impressionante. Não se esqueçam de visitar o interior e, se possível, assistir a um concerto. Sabiam que o tecido que reveste as cadeiras tem propriedades acústicas semelhantes à pele humana, para que o comportamento acústico da sala seja igual quer esteja vazia, quer com ocupação?

- Fundação de Serralves




Os jardins são lindos, as exposições são interessantes e isto tudo junto, é perfeito. Não dá para deixar escapar uma visita a Serralves e principalmente, para não estar atento às exposições temporárias. Faz parte dos nossos planos para uma próxima ida ao Porto e será praí a décima vez que a visito.
A melhor parte? A entrada é gratuita ao domingo de manhã!

- Passeio Alegre + Molhe



A zona chique da cidade - a Foz - é muito bem emoldurada por este passeio à beira rio, com arcadas amarelas fotogénicas que só elas. À noite, há alguns bares a animar a zona e um deles é a CaipiCompany, de que já vos falámos, e que tem as caipirinhas mais originais.

- Parque da Cidade


Um óptimo sítio para um passeio ao final da tarde, com 83 hectares para percorrerem à vontade. Ou para irem ao Primavera Sound, a escolha é vossa!

- Castelo do Queijo 


A verdade é que o final do Parque da Cidade, ou da Marginal da Foz, é aqui. E, por isso, é um óptimo sítio para terminar este roteiro. Têm o Edifício Transparente para uma bebida fresquinha, têm o Sea Life para um passeio pelo meios dos aquários e até o famoso Castelo do Queijo, o nome por que é mais conhecido o Forte de São Francisco Xavier. Temos uma amiga que diz que aquilo dava uma óptima discoteca... alguém quer comprar a ideia e investir?


Não é, obviamente, um roteiro completo da cidade. Não é, também, o mais tradicional deles todos. Talvez seja por isso que gostamos tanto dele... e também porque, de cada vez que vamos ao Porto, temos algo novo para descobrir.

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]