Post Page Advertisement [Top]

Coisas para fazer em Setúbal: Palácio da Comenda


A Serra da Arrábida e a Península de Tróia são bem capazes de ser a zona mais bonita e paradisíaca que temos por estas bandas. A vista para Tróia, a partir da Serra, faz-nos lembrar um postal com águas azuis turquesa, barcos à deriva e até golfinhos no horizonte. Mas há uma vista que consegue ser ainda mais bonita, e é uma pena estar abandonada como está.

Falo-vos do bem conhecido - mas ainda um segredo para muitos - Palácio da Comenda. Chegou a ser casa de férias de Jacqueline Kennedy logo após o assassinato do marido, diz-se. Não é certo. A única coisa que é certo é o estado de abandono em que o edifício está hoje em dia.

Este palácio fica por cima da Praia da Comenda, em plena costa da Arrábida, numa das margens da estrada que nos leva às praias da região. A entrada pode ser feita quer pelo portão principal - há muito que está acessível - como também pela própria praia, uma vez que dispõe de um acesso privativo. 

Há algum tempo, aproveitámos o final de um dia de praia na Arrábida para visitar o Palácio e conhecer a magnífica vista para Tróia. Há qualquer coisa que nos atrai nos edifícios abandonados e a vista maravilhosa não nos deixou ficar indiferentes. As fotos têm cerca de dois anos, e portanto é natural que o edifício se encontre ainda mais degradado. 





Logo no primeiro piso percebemos que a vista é, realmente, idílica. Os tons à nossa frente alternam entre os verdes e os azuis, salpicados por um ou outro barco. A Praia da Comenda é visível, lá em baixo, a partir do lado direito do edifício.





No segundo piso, uma enorme varanda melhora ainda mais a vista. Já estamos acima dos arvoredos do jardim do Palácio, e por isso já conseguimos ver o mar, a toda a volta. Há também enormes painéis de azulejos, ainda preservados.

E, depois, o terceiro piso: 




... "A" vista. 
As janelas, abertas de par em par. E à nossa frente, Tróia. 
Conseguimos imaginar o espaço, ainda intacto, e a vista das janelas, pelo meio das cortinas. 

Ao visitar o Palácio da Comenda, não se esqueçam de dois factores muito importantes:
- Este edifício, apesar de abandonado, tem proprietários;
- É necessário levar calçado apropriado, já que em toda a parte há restos de vidros, madeiras e azulejos. Ir descalço, a partir da praia, não é uma boa ideia.


Let's Run Away?


Bottom Ad [Post Page]