Post Page Advertisement [Top]

O que fazer em Vila de Rei: Passadiços do Penedo Furado


Desde Março de 2019 que não se fala noutra coisa: os Passadiços do Penedo Furado, acabadinhos de estrear, são a grande aposta da zona centro. 
Como já conhecíamos a zona e sabíamos os tesouros que esconde, ficámos curiosos com esta novidade e marcámos na agenda. Afinal de contas, Vila de Rei está a cerca de 1h30 de Lisboa e estas paisagens são a desculpa ideal para fugir da cidade num dia de sol.

Acontece que a novidade é tão recente que pouca informação existe publicada, a não ser notícias que informam que os Passadiços foram inaugurados e que nos indicam que o seu percurso tem pouco mais de 500m. 

Primeiro ponto, e muito importante: o trajecto começa na Praia Fluvial do Penedo Furado. Se forem numa boa altura, é extremamente aconselhado levarem fato de banho e chinelos, porque não vão conseguir resistir às águas frescas. Para vos situar, esta praia foi uma das três finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria "Praias de Rios". Se ficaram curiosos, podem ainda pesquisar sobre as outras praias fluviais que existem na zona - Zaboeira, Fernandaires, Bostelim e Pego das Cancelas - e podemos dizer-vos que especialmente a da Zaboeira nos foi muito recomendada.


Da praia até aos Passadiços é preciso, ainda, fazer um curto percurso a pé por um trilho bem demarcado. Os nossos sobrinhos, que por aqui passam muitas vezes no Verão, dizem-nos que era o trilho já existente a caminho das cascatas. 



Não se preocupem, o trilho é simples, bem delineado e plano, sem pedras soltas. E as margens trazem-nos a frescura do rio, o verde da paisagem e um silêncio cortado pelo correr das águas. Encontramos, depois, o início do passadiço em madeira que nos acompanhará nos próximos 532 metros.



Ao longo do percurso existem várias zonas com desvios de acesso ao rio, muito propícias a pic-nics à sombra, se assim pretenderem. Ou apenas para aproveitar a paisagem, claro. Nesta altura os campos estavam particularmente cheios de flores e tornavam-se extremamente apetecíveis.




Durante o percurso não existem escadas mas passamos por declives acentuados, com rampas. O percurso torna-se assim mais fácil de percorrer e menos cansativo, mesmo em dias de mais calor. E quando damos por ele, já estamos no fim.


Sejamos sinceros: a melhor parte está depois dos Passadiços. Quando o percurso delineado pelas tábuas de madeira termina, começa um sem número de mini cascatas por entre as rochas. Sombras frescas, pequenos lagos, muita vegetação. Verde a perder de vista. E temos a certeza que o caminho valeu a pena!





Os Passadiços acabaram, mas não acabou a aventura. À medida que vamos continuando pelo trilho existente (que inclui partes empedradas, que já existiam anteriormente), vamos encontrando paisagens mais bonitas. E cascatas maiores. Até que chegamos à grande cascata, onde demos por finalizado o nosso percurso.




Para os mais aventureiros, é possível continuar o trilho durante vários quilómetros e passar por mais cascatas, por miradouros e outras maravilhas da região. Diz quem foi que vale bastante a pena, e que as maravilhas não se ficam por aqui.
Quanto a nós, fizemos o percurso inverso com ainda mais calma e regressámos à Praia do Penedo Furado, onde tínhamos estacionado o carro. 


Como vêem, um percurso simples e com um grau de dificuldade fácil, que nos leva a um recanto bem bonito deste nosso país. É possível fazê-lo em família, com crianças e, mesmo no terceiro trimestre da gravidez, não tive qualquer dificuldade em completá-lo.

Mas vamos a dicas mais concretas?
  • O acesso é gratuito;
  • O percurso inicia na Praia Fluvial do Penedo Furado, onde podem estacionar o carro;
  • Em época alta, existem estruturas de apoio à praia (wc, bar, etc.) que poderão aproveitar. Durante todo o ano há espaço de sobra para picnics e zonas para grelhados;
  • O passadiço tem 532 metros e é linear, ou seja, terão de fazer o percurso de regresso (um total de 1064 metros);
  • O grande ex-líbris da zona, as cascatas, encontram-se depois do término do passadiço, ou seja, contem com mais umas dezenas de metros percorridos para as apreciarem;
  • Todo o percurso é adequado a famílias e a quem não tenha prática em caminhadas; o grau de dificuldade é fácil;
  • Para chegar às cascatas, a dificuldade do percurso é ligeiramente maior, com zonas estreitas e em terra batida.


Agora que já têm todas as nossas recomendações, só nos resta mais uma: vão! Aproveitem este recanto lindo do país mais lindo do mundo. E aproveitem para explorar também a zona de Vila de Rei, como fizemos.

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]