Post Page Advertisement [Top]

Sygic | Travel. A app que nos ajuda a planear roteiros!


Apesar da parte tecnológica do blog ter ficado mais por conta d'Ele, que é o entendido na matéria, fazer roteiros para as viagens toca-me sempre a mim. E, portanto, hoje sou eu que vos venho falar de uma das ferramentas que mais usamos ultimamente para preparar as nossas viagens.

Para mim, uma viagem começa no momento em que iniciamos o planeamento: escolher voo, escolher hotel, pesquisar um pouco sobre o destino, criar um roteiro. E sou daquelas que acha que quando vamos a um sítio, é para conhecer tudo o que nos interessar. Gosto de levar tudo devidamente planeado. Não em demasia, claro, é sempre bom improvisar e vaguear pelas cidades. Mas gosto de garantir que vi tudo o que pretendia. Ele é muito mais descontraído do que eu, e portanto invariavelmente o planeamento calha-me a mim.

Desde o final do ano passado que uso a Sygyc | Travel - na altura, com o nome Tripomatic. Está disponível tanto em website como em app para dispositivos móveis (embora na app algumas das opções sejam pagas). Criando um perfil próprio, é-nos permitido guardar as nossas viagens, consultar viagens que tenhamos planeado e que já tenham passado, etc.

Basicamente, utilizar a Sygic | Travel tem 3 passos básicos:

1 - Escolher o sítio


O passo mais simples: dizer à aplicação onde planeamos ir nas próximas férias. Caso pretendam ir a localizações diferentes - como fizemos, por exemplo, na Indonésia - será necessário criar uma viagem diferente para cada localização.
Sendo que Miami é o nosso mais recente destino de viagem, para o qual utilizámos a Sygic | Travel - apesar do plano principal ser descansar na praia - vamos utilizar Miami como exemplo.

2 - Completar as informações adicionais e criar a viagem


No segundo passo, é necessário completar algumas informações básicas, como as datas (apesar de ser possível deixar as datas em branco, caso ainda não estejam definidas), o hotel onde vamos ficar e o ponto de chegada (aeroporto, estação de comboios, porto marítimo, etc.). Depois, carregamos em 'Create Trip' e a viagem fica automaticamente guardada no nosso perfil e pronta para ser planeada.

3 - Definir os pontos a visitar


Automaticamente, a Sygic | Travel apresenta-nos o mapa do local, com a identificação de todos os pontos que poderão ser do nosso interesse - museus, locais, jardins, ruas emblemáticas, miradouros, etc. - e que estão disponíveis para adicionar ao nosso roteiro. Seleccionando cada um destes pontos, é possível obter uma breve descrição e informação mais prática como horários de abertura, por exemplo.
Caso um local que pretendam visitar não esteja marcado, como já nos aconteceu, podem sempre adicioná-lo pela morada pesquisando na barra superior.

Para adicionar um ponto ao nosso roteiro, basta seleccionar o botão com um na descrição.


Aparecem-nos então os vários dias da nossa viagem e podemos seleccionar o dia em que queremos visitar aquele ponto. A Sygic |Travel faz uma estimativa automática do tempo que vamos demorar tanto a lá chegar, como a visitá-lo (é sempre possível aumentar ou diminuir este tempo, também), e marca esse período de tempo como 'Ocupado' no nosso percurso. À medida que vamos adicionando mais pontos, o círculo azul em volta de cada um dos dias vai ficando mais completo, representando o tempo para aquele dia que já ocupámos.


Caso tenham preenchido as informações relativas ao hotel e ao ponto de chegada, a Sygic |Travel inclui também no roteiro o tempo de deslocação do ponto de chegada para o hotel, e do hotel para o primeiro ponto do roteiro.


Após escolhermos todos os pontos a visitar e associarmos-los ao dia pretendido, a Sygic  | Travel cria automaticamente o roteiro de cada um dos dias, organizando os pontos pela distância e facilidade de deslocação. E diz-nos, além do tempo que vamos demorar a visitar todos os pontos, quantos quilómetros é esperado que caminhemos nesse dia.

Tendo a app no telemóvel, é possível seguir o percurso em tempo real e utilizá-la como mapa.

Parece-nos uma óptima ferramenta não só para planearmos detalhadamente os nossos roteiros, como para percebermos por exemplo quantos dias necessitamos para visitar uma cidade.

Pela nossa experiência, temos demorado sempre menos tempo do que o indicado no roteiro, o que nos permite ter tempo suficiente para vaguear livremente, também.

O que acham? Vão utilizar a Sygic | Travel na vossa próxima escapadela?


Bottom Ad [Post Page]