Post Page Advertisement [Top]

Então e a bagagem?

Imagem retirada da net


Agosto + Férias = Malas para fazer. Certo? Por aqui sim. E ao pensar nisso e no processo que estamos a ter por causa do atraso da bagagem na viagem a Miami, lembrámo-nos que seria interessante partilhar convosco algumas dicas para a hora de fazer a mala.

Já vos falámos sobre os itens que podemos (ou não) levar na bagagem, quer de cabine quer de porão. Falámos também das restrições aplicáveis à bagagem de cabine, tanto no tamanho como no que é proibido levar. Podem encontrar todas estas indicações no texto "O que podemos (ou não) levar connosco no avião".

Achámos também importante falar-vos um pouco sobre as nossas regras e preocupações ao preparar a bagagem para cada viagem. É certo que estas mudam consoante a distância e o destino da viagem, mas há algumas dicas que se aplicam de forma geral:


1. Recolher informação

O destino de viagem muda completamente o conteúdo da bagagem. Portanto, antes de fazer a mala, é necessário averiguar qual a temperatura esperada no destino, se há risco de chuva, etc. É claro que esta informação não é completamente fiável, mas sempre nos dá uma ideia do que lá colocar. 
Convém também averiguar questões de segurança e de higiene do local para onde viajamos, bem como a disponibilidade de lojas e farmácias, por exemplo. Com esta informação saberemos se precisamos realmente de tornar o nosso trolley numa autêntica mala do Sport Billy, ou se poderemos ir descansados e "desenrascar" (à boa maneira portuguesa), caso seja necessário, durante as férias.


2. Planear

Confesso que sou um pouco obsessiva na hora de fazer a mala e não gosto de andar carregada com coisas desnecessárias. Mas, como mulher que sou, gosto de me sentir sempre confortável e bem-vestida, vaidosa q.b. Exactamente para cumprir estes meus pré-requisitos, planeio todas as mudas de roupa atempadamente: escolho, à partida, que peças vou conjugar. Isto ajuda-me a não levar uma quantidade enorme de roupa ou itens desnecessários.

Assim, só levo na mala exactamente aquilo que vou necessitar e não há problemas com excesso de bagagem no check-in do aeroporto. E esta poupança de espaço permite-me aproveitar o espaço para livros, máquinas fotográficas, etc. e também para possíveis compras no destino.


3. Precaver

Quando falamos de viagens de avião, temos duas hipóteses:
- Para viagens mais curtas, levar apenas bagagem de cabine;
- Conjugar a bagagem de cabine com a bagagem de porão.

Se são pessoas atentas, já repararam que não ponho sequer em hipótese não levar bagagem de cabine. Talvez por ter uma irmã e um cunhado que trabalham num aeroporto, sempre fui mais atenta à possibilidade de uma perda ou atraso de bagagem. É por isso que, qualquer que seja o destino, levo sempre comigo uma muda de roupa. 
Não é necessário levarmos uma mala de cabine e outra de porão, pode ser até desconfortável e improdutivo andarmos a "passear" duas malas na viagem. Mas pelo menos uma mochila com alguns itens essenciais (carregador de telemóvel, lentes de contacto, escovas de dentes, uma muda de roupa para cada um, medicação) vai sempre connosco no avião. Foi o que nos valeu na viagem a Miami, em que a nossa mala apenas chegou dois dias depois. Alguns portugueses que viajaram connosco levavam apenas a carteira consigo, e ficaram dois dias sem rigorosamente N-A-D-A por lá. E se algumas companhias dão um adiantamento para estes gastos, outras não dão nada e são bastante restritas nas facturas que poderemos ou não apresentar posteriormente. Já para não falar da chatice que é...


4. Prevenir

Por muito desenvolvido que seja o destino, estamos sempre menos confortáveis e menos localizados do que em casa. Se precisarmos de um medicamento, por exemplo, teremos sempre que procurar pela farmácia mais próxima que poderá ficar até a quilómetros de distância. É por isso que devemos sempre prevenir esta situação e levar connosco alguns medicamentos (analgésicos, pomada para picadas de melgas e mosquitos, etc.) que possamos vir a precisar, bem como pensos rápidos.

Em alguns destinos, como nos aconteceu em Bali, é necessário alargar a lista de prevenção e levar também medicamentos apropriados às condições locais.


5. Identificar

A vossa bagagem deve estar sempre bem identificada, quer por fora quer... por dentro! É verdade. Por vezes por a etiqueta com a identificação na alça da mala não é suficiente. Devem sempre ter um papel com a vossa identificação, morada e contactos no interior da mala. Em caso de perda da bagagem, pode fazer toda a diferença.


Não sou propriamente uma expert em fazer malas, mas a regularidade tornou-me mais exímia nesta tarefa. Um dia destes prometo falar-vos também de como arrumo - e Ele desarruma - as nossas malas de viagem.

Bottom Ad [Post Page]