Post Page Advertisement [Top]

Como preparar uma viagem (Parte 1)

Imagem retirada da net


Como já vos disse várias vezes, é raro recorrermos a agências de viagens. Não só porque poupamos imenso dinheiro com isso - o que nos permite viajar mais - mas porque gostamos de criar o nosso próprio roteiro, definir onde e durante quanto tempo fazemos escalas, pesquisar e planear as nossas visitas a novos países. 

Normalmente, e esse é um segredo de encontrarmos viagens baratas, nunca definimos à priori quais as datas e qual o destino. Vamos pesquisando promoções e boas oportunidades e, quando encontramos, reservamos. Foi assim que, faz agora um ano, fomos a Bali em vez de Miami, como tínhamos planeado. Podem encontrar uma explicação de como procuramos e reservamos os voos, aqui.

Antes de comprarmos a viagem, pesquisamos sempre opiniões e roteiros pela internet, para nos certificarmos que ficamos no destino o tempo suficiente para o conhecer. Gostamos de conhecer realmente os sítios por onde passamos, e não apenas de fazer check. Uma ferramenta importante para esta pesquisa é o Sygic Travel, de que vos falámos aqui. Rapidamente adicionamos os pontos importantes ao roteiro de viagem e o programa calcula automaticamente quantas horas e quilómetros são necessários para visitar os principais pontos.
Pesquisamos também informação climatérica, pois há alguns destinos que não convém visitar em determinadas alturas do ano - monsões, tempestades, furacões e outras maravilhas da natureza não serão certamente o melhor cartão de visita de um país.

Outra das informações que nos preocupa é sempre a necessidade de requisitarmos um visto e o seu respectivo preço. Essa informação encontra-se facilmente na internet, também. Costumo utilizar o Portal das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que não só nos informa sobre os vistos como também sobre os cuidados de saúde (vacinas e medicação) a ter para cada destino. 
Para vos dar uma ideia de como esta informação é importante, foi o valor e a complicação para obter um visto que nos fez desistir de Pequim na nossa próxima viagem. Tínhamos tudo planeado para passar 2 ou 3 dias em Pequim, mas esses 2 ou 3 dias iriam ter o mesmo custo do que uma semana nas Filipinas, que acabámos por preferir. Não desistimos de Pequim "para sempre", apenas percebemos que sairia mais em conta apostar numa viagem de 5 ou 6 dias para esse destino e conhecê-lo mais aprofundadamente, dado o elevado custo do visto.

Depois de validarmos todos os pontos anteriores, pesquisamos sobre os preços dos hotéis. Podem ler os nossos conselhos para a reserva de hotéis aqui. Há destinos para os quais é possível reservar voos muito baratos, mas em que os hotéis são caríssimos (ou vice versa), e portanto é importante termos noção se a viagem que estamos a pensar se encaixa no orçamento que temos disponível.

Validámos todos estes pontos? Conseguimos comprar um voo, tratar do visto e reservar um hotel dentro do nosso orçamento? É uma boa altura e conseguimos, no tempo que temos disponível, visitar todos os pontos que queremos conhecer daquele destino? 
Então o próximo passo - e o mais importante de todos - é tratar das reservas. Preferimos sempre fazer a reserva directamente com a companhia aérea e, quanto aos hotéis, tanto já optámos por reservar pelo booking.com como directamente com os hotéis, dependendo de onde a situação fosse mais vantajosa. 

Depois da viagem reservada e do frio instalado na barriga, há muito mais a tratar - além do contador regressivo para sabermos quantos dias faltam para a viagem. Mas isso fica para as próximas publicações...

Bottom Ad [Post Page]