Post Page Advertisement [Top]

Roteiro: Bilbao (1 dia)



¡Hola, chicos! Se estão a pensar passear por Bilbao, esta publicação é para vocês. Estivemos por lá num fim de semana de Abril de 2016 e visitámos os principais pontos, incluindo o extraordinário Guggenheim, imagem de marca da cidade. 



Tive a sorte de, mais nova, os meus pais me mostrarem grande parte das mais importantes cidades espanholas. Madrid, Sevilha, Málaga, Santiago de Compostela, Barcelona, Salamanca, etc. fazem parte das minhas memórias há vários anos. E confesso-vos que Bilbao me passou, durante muito tempo, completamente despercebida. Até que li vários relatos de pessoas que por lá passaram e achei que era o local ideal para uma escapadela de fim-de-semana. Ele também nunca tinha lá estado e, ao ver as imagens e os relatos que lhe fui mostrando, aderiu à ideia. 



Como é costume, vimos uma boa promoção (neste caso, da Iberia) e aproveitámos sem hesitar. O aeroporto é um pouco distante do centro, mas existe um autocarro directo para o centro, tornando a ligação muito simples. Como chegaríamos ao final do dia, escolhemos um hotel perto de uma das paragens do autocarro - Hotel Ercilla Bilbao - e foi exactamente daí que começámos o nosso percurso, no dia seguinte.

O nosso primeiro ponto no roteiro foi o estádio San Mamés, do Athletic Club. Pelo caminho, aproveitámos para experimentar uma pastelaria com bom aspecto e passear pelas características ruas da cidade.





O estádio é realmente muito bonito e está numa zona da cidade em que conseguimos ter uma vista panorâmica. Havia jogo nesse dia, mais tarde, portanto o ambiente em torno do estádio já começava a mexer. Visitámos a loja e espreitámos, como pudemos, para o interior do estádio.




Se há coisa que não escasseia em Bilbao são pontes a unir as duas margens do rio. Esta que aqui vemos, com uma forma curva, chama-se Euskalduna. Não é a mais famosa - já lá iremos - mas as vistas são bastante diferentes das existentes no centro da cidade.



Seguimos, sempre num trajecto próximo ao rio, até ao Parque de Doña Casilda de Iturrizar, o maior jardim existente em Bilbao. 


Próximo ponto? A maior imagem de marca da cidade - o Museu Guggenheim. Apesar de termos o tempo contado para visitar a cidade, conseguimos reservar umas horas para visitar o interior do museu, a sua exposição permanente e também uma exposição temporária de Andy Warhol. Valeu muito a pena, foi sem dúvida uma mais valia que juntámos ao nosso percurso.




Para quem optar por não visitar o interior do Museu, existem várias instalações artísticas no seu exterior. A mais conhecida é o Puppy, uma estrutura florida em forma de cão de Jeff Koons. Mas há também aranhas, tulipas e outras coisas.



Do Museu Guggenheim seguimos para a ponte Zubizuri, a mais conhecida. Esta obra do arquiteto Calatrava é, sem dúvida, a mais controversa da cidade. Seja pelo seu piso escorregadio, seja por não dar acesso à via com mais movimento, as queixas têm sido várias.


Atravessando a Zubizuri, ficamos na zona mais antiga da cidade. Da Casa Consistorial de Bilbau (na foto abaixo) seguimos para o Casco Viejo, passando por El Arenal e pelo Teatro Arriaga.





A zona do Casco Viejo foi a minha preferida deste roteiro. Como já era hora de almoço (começamos o passeio bem cedo), começamos pela Plaza Nueva onde se encontram vários restaurantes típicos. Escolhemos o Gastrobar Gozatu para uns deliciosos pintxos e seguimos viagem pelas ruelas típicas ladeadas de prédios coloridos.





Seguimos do Casco Viejo para o Mercado de La Ribera (soa-vos familiar?). O espaço é muito giro mas melhor, melhor é a vista. Pelo meio, ainda parámos na histórica Catedral de Santiago de Bilbau, que infelizmente se encontrava em obras de limpeza.




Daí seguimos, à beira rio, até à Estação Bilbao-Concordia. O nosso roteiro terminava por aqui, mas ainda tínhamos algum tempo disponível até à hora de regresso a casa.



Aproveitámos o tempo livre para deambular pela cidade, como gostamos de fazer. Desde zonas residenciais a ruas de comércio, conhecemos um bocadinho de tudo até voltar à Plaza Federico Muoya, onde iríamos apanhar o autocarro de volta ao aeroporto.




Todo o nosso percurso, organizado através do Sygic Travel, levou-nos um total de 5 horas a pé (não incluindo o tempo que estivemos em cada um dos locais. Uns resumidos 8 quilómetros a pé que se fizeram bastante facilmente. Bilbao é uma cidade fácil de visitar e agradável para caminhadas. Com um lindo dia de sol como tivemos a sorte de encontrar, ainda melhor.
Foi sem dúvida uma óptima escapadela de fim-de-semana!

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]