Post Page Advertisement [Top]

Viagens de Avião - O que vestir?

Imagem retirada da net

Confesso, este texto é coisa de gajas. Somos nós que, na perspectiva de uma viagem, começamos a imaginar que roupa vamos vestir. E se os outfits para as férias importam, os do aeroporto também não são descuidados. Até porque, hoje em dia, seguimos muitas vezes directamente dos aeroportos para percorrer as cidades, sem passar pelo hotel para uma troca de roupa. Faz cada vez mais sentido, com as viagens de curta duração e as escapadelas de fim-de-semana.

Mas se desse lado do ecrã está um homem a pensar "Este texto não me interessa", desengane-se. Não vamos falar de outfits, mas sim dar dicas sobre a melhor forma de vestir para uma viagem de avião. Dicas práticas que nos permitem estar confortáveis e passar na segurança mais rápida e comodamente.

1 - Evitar Acessórios

Colares metálicos, pulseiras, anéis, cintos, relógios, etc. E isto é válido quer para rapazes quer raparigas. Quanto mais "apetrechos" tivermos connosco, mais dificilmente os vamos retirar para passar no detector de metais e voltar a colocar, depois. 
Se são como eu, que me sinto nua sem relógio no pulso, vão pensar que não faz sentido ir sem relógio. É certo. Mas se apenas tivermos o relógio para tirar, será certamente mais rápido do que retirar o relógio, o cinto, as pulseiras, etc. Também é certo que a maior parte das bijuterias não apitam no detector de metais, mas isto não é válido para todas. Por exemplo, na viagem para Puerto Princesa usei um colar com correntes metálicas que me esqueci de retirar na passagem pela segurança, e apitou. Para evitar sermos revistados, este tipo de peças deve ficar em casa (ou na mala, até sairmos do aeroporto).

2 - Sapatos Rasos

Não sei quanto a vocês, mas para mim férias e viagens são sinónimo de ténis. Quanto muito, sandálias rasas. E o que é certo é que com o tamanho da maior parte dos aeroportos, são percorridos quilómetros e quilómetros em cada viagem. Por isso, e por questões de segurança em situações de perigo nas viagens, devemos viajar sempre com calçado raso e confortável.

3 - Roupa Confortável

Com a pressão do avião e, nas viagens mais longas, a quantidade de horas que passamos sentados nas cadeiras do avião, o nosso corpo tem tendência a inchar. Por isso, devemos evitar roupas justas (isto também é válido para vocês, homens!) e que nos prendam os movimentos. Não precisamos propriamente de ir de fato de treino, mas sim optar por roupa maleável e prática.
Tal como relativamente aos acessórios, devemos evitar peças de roupa que tenham apliques metálicos. Mais uma vez, porque ao passar no detector de metais, estas podem activar o alarme.
Directamente para as raparigas, são também de evitar as saias e os vestidos, principalmente compridos. Se o detector de metais apitar por algum motivo e tiverem que ser revistadas, a segurança do aeroporto vai ter que vos revistar por completo. Se estiverem de saia, poderá ser necessário que se desloquem aos gabinetes e as subam, para que as pernas sejam revistadas. Todas queremos evitar isto, certo?

4 - Vestir por Camadas

Sou uma friorenta assumida e tenho sempre frio nas viagens de avião, graças ao ar condicionado. Mas mesmo que não fosse, as diferenças de temperatura entre o exterior, o aeroporto e o avião são evidentes. Por isso, o melhor é que se vistam por camadas para as viagens, de forma a que facilmente possam retirar roupa quando têm calor e vestir-se quando têm frio. Normalmente opto também por levar comigo uma echarpe, que sempre protege da corrente de ar do ar condicionado.

5 - Esvaziar os Bolsos

Da mesma forma que devemos evitar acessórios que nos obriguem a perder mais tempo nas verificações de segurança, a rapidez aumenta se os bolsos estiverem vazios. E desta vez, esta dica é maioritariamente para os homens (eu disse que valia a pena lerem o texto na íntegra!). Se costumam andar com as moedas, as chaves de casa, as chaves do carro, a carteira, etc., nos bolsos, o tempo que perdem a retirar todos estes itens e colocá-los no tabuleiro para a verificação de segurança é enorme. Multiplicado por dois, se tivermos em conta que depois têm que colocar todos os itens nos bolsos novamente. Por isso, em dia de viagem, optem por utilizar uma mochila em que coloquem todos os itens. Ou então, é uma boa altura para os colocarem na mala da mulher/namorada/mãe...

Felizmente, longe vão os tempos em que viajar de avião era um luxo e as pessoas se aperaltavam para as viagens, com as suas melhores roupas. Hoje em dia quer-se conforto e comodidade, e isso já não implica que não estejamos vestidos à altura ou "na moda". O que importa mesmo é que estejamos adequados à situação e que facilitemos os processos de verificação e embarque.

Bottom Ad [Post Page]