Post Page Advertisement [Top]

Estamos de volta da Terceira.


E que bem que soube este fim-de-semana. A simpatia dos terceirenses não deixa ninguém indiferente e todos nos desejaram "umas boas férias", mesmo sabendo que apenas estaríamos lá durante o fim-de-semana. Ao início, estranhámos a saudação mas, pensando bem, foram mesmo férias. 

Tudo começou na sexta-feira à tarde, quando os meus sobrinhos nos foram levar ao aeroporto. Mal eles sabiam que iam embarcar, também! Eles nem queriam acreditar quando tirámos as malas Disney da Samsonite (que alugámos à Bag4Days - informação e código de desconto aqui) do porta-bagagens e lhas entregámos.

Ficámos alojados na Quinta de Santo António (código de desconto AirBnB aqui), nas imediações de Angra do Heroísmo. O nosso apartamento para 4 pessoas estava localizado dentro desta Quinta do século XVIII que em tempos pertenceu a Almeida Garrett. Gostámos muito do espaço, cheio de charme e "com cheiro a relva molhada" (como descreveu a minha sobrinha), bem como das dicas do dono, Francisco, relativamente aos melhores restaurantes da ilha. 

Nos dois dias percorremos a ilha de uma ponta à outra - não é muito grande - e até repetimos o Miradouro da Serra do Cume, na esperança de o apanhar sem nevoeiro. As condições atmosféricas não foram nossas amigas e houve chuva intensa e muito nevoeiro durante todo o fim-de-semana, o que nos obrigou a repensar várias vezes o roteiro que levávamos planeado. Viajar também é isto, certo? E mesmo cheia de nevoeiro a ilha não perdeu o seu encanto. Seja nas praias de areia negra, nos miradouros com vista para a característica manta de retalhos, nas piscinas naturais, nas grutas, nas inúmeras vacas com que nos cruzamos em cada caminho e nas hortênsias em flor, a Terceira é linda. 
As comparações com a outra ilha que conhecemos, São Miguel, são inevitáveis. É certo que a Terceira não tem as lagoas arrebatadoras de São Miguel, que nos tiram o fôlego a cada passo que damos. Mas tem um sem número de outros encantos e uma capital, Angra do Heroísmo, com muito mais charme do que Ponta Delgada. E depois tem o Algar do Carvão que foi "A" surpresa do fim-de-semana. Ficámos boquiabertos quando entrámos no cone vulcânico e vimos toda aquela beleza. Atrevo-me a dizer que, em diferentes categorias, o Algar do Carvão disputa o prémio de beleza com as Lagoas de São Miguel.

A nível gastronómico, experimentámos:
- o Q.B. - Food Court, com pizzas deliciosas e propostas bem regionais
- o típico Ti Choa, onde escolhemos o menu de degustação e descobrimos os doces regionais D. Amélia
- o Beira-Mar, em São Mateus, onde comemos lapas, experimentámos cracas e também um boca-negra grelhado, típico da zona
- a Pastelaria Athanasio, local histórico de Angra do Heroísmo, com um excelente bolo lêvedo ao pequeno-almoço
- o Restaurante Os Moinhos, do qual tinha as melhores lembranças da minha visita anterior à ilha mas que, desta vez, não correspondeu às expectativas

Depois de comer queijadas D. Amélia a praticamente todas as refeições, voltámos ao "contenente" com a sensação de um fim-de-semana bem aproveitado, rodeado de natureza e da calma tão típica dos Açores. E também com uma caixa de D. Amélias, para matar saudades durante os próximos dias.

Prometemos mostrar-vos o nosso roteiro, ao detalhe, brevemente. E não se esqueçam, é pecado não conhecer os Açores!

Bottom Ad [Post Page]