Post Page Advertisement [Top]

Tecnologia: O que levamos connosco em viagem


É caso para dizer que se na hora de fazer a mala conseguimos ser poupadinhos na roupa, no que toca a tecnologia, o caso muda de figura. Seja ele com os seus gadjets e eu com a mania da fotografia, o que é certo é que levamos connosco alguns quilos de maquinaria (e por nós, levaríamos ainda mais...). 

Cá por casa, concordamos na maior parte das coisas. Mas a maior discórdia - que nos persegue desde o início - é a discordia na marca de telemóvel. E quem diz telemóvel, estende a tablet, também. Ai desculpem, o dele não é um tablet, é um iPad [ler com o tom mais sarcástico possível]. Já se está a ver para onde o caso pende, certo? Ele é fã assumidíssimo e comprador ferrenho da Apple: iPhone, iPad, AppleWatch, AirPods e mais outras coisas começadas por "i" que habitam cá em casa. Eu, pelo contrário, sou muito fã da Samsung desde o Galaxy S3 e tenho vindo a acompanhar os vários modelos que têm saído. 

Mas vamos por partes...



Apple iPad Air 2

A compra já é de 2015 mas até eu, que não sou fã da Apple, tenho que reconhecer que este tablet é uma pequena máquina. Ele diz que foi das melhores compras que fez até hoje. Tem-nos acompanhado nas viagens desde então e a Ele, no dia-a-dia. É pequeno, leve e, aliado a uma capa com teclado, tem-nos facilitado a vida em viagem, para manter o blog actualizado com frequência. É também óptimo para ver filmes e séries durante as viagens de avião (viva a Netflix!). Apesar de já ter cerca de 3 anos continua a funcionar como se tivesse acabado de sair da caixa.

iPhone X

Se há coisa em que ele "investe", é em iPhones. Já o consegui, uma certa vez, convencer a experimentar um Android - graças à minha excelente capacidade de argumentação, note-se - e a coisa não correu nada bem. Tenho que admitir que a câmara desta versão é espectacular e tem sido bastante útil em viagem - tem-nos acompanhado desde Cuba. Apesar de algumas vezes não ficar perfeito, a opção de fotografia em retrato permite fotos com uma qualidade muito elevada. As cores e o contraste tanto com muita ou pouca luz melhoram bastante neste novo iPhone. Esperemos até eu ter o Samsung S9 e será despromovida, claro! (Ele acha que não.)

Apple Watch - Series 1

Um boarding pass à distância de um movimento de pulso, uma notificação que não se perde. Tem sido bastante útil em todo o controlo de segurança no aeroporto, evitando que as mãos estejam ocupadas com boarding pass em papel ou com o telemóvel, para o boarding pass electrónico. 


Apple AirPods

Juntamente com o iPhone X, uma das mais recentes aquisições para Ele. Já há algum tempo que andava a namorar estes auriculares e assim que apanhou um boa oportunidade na Amazon ele não aguentou e avançou com a compra. Ele adora, a mim faz-me alguma confusão na orelha passado algum tempo. Apesar do aspecto minimalista, a qualidade de som não é afectada e seja em situações de muito baralho ou em locais mais calmo, faz muito bem o trabalho e consegue algum isolamento de som. A bateria provavelmente é o melhor. A conjugação entra a caixa onde se guardam os AirPods (que serve de carregador) mais a bateria interna, dá para não ser preciso ligar a um carregador durante cerca de duas semanas, isto para um uso razoável (3 a 4 horas por dia). É nossa companhia nos voos em conjunto com o iPad para ver as nossas séries e filmes.

Samsung Galaxy S7 

Como vos disse sou, há muitos anos, fã incondicional da Samsung. Não sou como ele, que vai a correr comprar o novo modelo, mas sempre que preciso de trocar de telemóvel - sou uma enorme desastrada que está constantemente a deixar cair o telemóvel..., recorro à Samsung. E, na verdade, encontrei a marca de telemóvel mais resistente a todas as quedas, uma câmara excelente (mesmo para quem não abre mão de andar com uma Reflex atrás) e a possibilidade espectacular de tirar fotos debaixo de água. Já utilizei a funcionalidade de resistência à água nas mais diversas situações e até para snorkeling nas Filipinas (com o S5) e na Tailândia (com o S7). Agora, estou mortinha por deitar as mãos a um Galaxy S9 com a câmara melhorada e a opção de super slow motion.

Tablet Samsung Galaxy Tab A 10.1"

Para mim, o tablet é maioritariamente utilizado nas viagens para ocupar o tempo, ou em casa para uma qualquer pesquisa rápida - sendo que a maior parte das vezes até uso o telemóvel, deixando o tablet a descansar no braço do sofá. Quando procurei um tablet para mim, procurei uma relação qualidade-preço simpática mais não fiz questão de ligação 3G nem de ser uma bomba tecnológica. Este Galaxy Tab A tem um ecrã bastante bom, uma bateria que dura séculos e um tamanho e peso que facilitam o transporte em qualquer simples mala.




Canon 600D (Rebel T3i)

Considerada a melhor câmara da sua categoria no ano de 2011, comprei-a algum tempo depois com uma excelente promoção e, desde aí, acompanha-me em todas as viagens que faço. Até agora teve uma performance irrepreensível (e já lá vão uns anos) e não sentimos necessidade de a trocar - ou melhor, não temos motivos que justifiquem a troca, porque não nos importaríamos de passar para a gama superior e usar uma 77D ou uma 80D. O ecrã rotativo dá um jeitaço nas fotos mais improváveis e até gostamos que não tenha ecrã táctil. Comprei-a com uma objectiva (não chamem lente à coisa, pelo amor da santa!) 18-55mm e, durante um ano, foi a única que tive. Mas, nesse campo, já achei que não é suficiente.


Objectiva Canon EF 50 mm f/1.8 STM

Uma objectiva de zoom é, sem dúvida, bastante versátil, mas a qualidade de resposta é melhor quando utilizamos uma objectiva de distância focal fixa. Por isso, a minha primeira compra para a câmara foi uma objectiva de 50mm, ideal para retrato. Além disso, esta objectiva de 50mm permite fotografias em condições de baixa luminosidade e aquele efeito de fundo desfocado de que tanto gostamos, graças à grande abertura. Eu, que adoro fotografar detalhes, uso e abuso dela, mesmo em viagem. 


Objectiva Canon EF-S 24mm f/2.8 STM

De há um ano para cá, levamos connosco em viagem esta objectiva de 24mm em forma de panqueca, de fácil transporte e muito aconselhada para viagem e fotografia de rua. Se às vezes é difícil garantir o enquadramento que pretendemos com uma objectiva fixa, os cursos de fotografia ensinaram-me que é o fotografo que deve fazer o enquadramento e não a câmara. E, na verdade, o desempenho desta objectiva tem sido excelente nas nossas viagens, garantindo-nos fotografias com muito boa qualidade e um bom desempenho em condições de pouca luz, mesmo quando não temos o tripé connosco.


Filtro Polarizador Hoya PRO1D CIRCULAR PL

Quando trouxemos a objectiva de 24mm para casa, trouxemos também este filtro polarizador da Hoya. Além de melhorar a captação da cor e aumentar o contraste - a diferença é enorme - permite também eliminar ou aumentar o efeito de reflexo em superfícios (retirar reflexos em montras, enfatizar o reflexo das cores do pôr-do-sol na água do mar, etc.). Escolhemos um da gama profissional, mas existem outros filtros polarizadores mais em conta.


Tripé

Este é um ponto em desenvolvimento, já que desde há algum tempo que procuramos uma boa oportunidade para adquirir um tripé. Este, na imagem, pertencia ao meu avô materno - dizem que foi dele que herdei o gosto pela fotografia - e tem já muitos anos de uso. Tem-nos "desenrascado" sempre que necessário mas o passar dos anos já lhe provocou algum desgaste em algumas peças, infelizmente. Em termos fotográficos, o nosso próximo objectivo é adquirir um tripé Manfrotto. 




Action Cam Andoer 4K

Se bem se lembram, tínhamos uma GoPro Hero 2 que não sobreviveu a um mergulho nas Filipinas. Este modelo ainda não era à prova de água e, por um motivo que não detectámos, a caixa estanque deixou entrar água, apesar de estar correctamente fechada. Pesquisámos, durante algum tempo, uma boa oportunidade para adquirir uma Go Pro mais actual e, nessas pesquisas, encontrámos várias action cam com preços bem mais simpáticos e uma qualidade bastante razoável. Experimentámos esta Andoer (podem ver a nossa review aqui) que nos custou menos de 50,00€ e que nos permitiu guardar imensas imagens dos nossos mergulhos na Tailândia.


Dome Port

Para conseguir aquelas fotografias que estão metade debaixo de água, metade fora de água, é necessário utilizar uma dome port. Comprámos a nossa através do Ebay mas algumas marcas de actiom cam têm modelos próprios. Os preços variam muito, mas a nossa custou menos de 50,00€, o que é bastante simpático. Tivemos o cuidado de escolher uma dome port com caixa universal, ou seja, adapta-se a qualquer action cam que queiramos utilizar.
Apesar de não ser muito fácil de encaixar na mala, principalmente quando viajamos de mochila, fazemos questão de a levar para todos os destinos de praia. Podem ler a nossa review sobre este acessório aqui.


Se tiverem alguma questão sobre algum dos produtos que utilizamos, sintam-se à vontade para a colocar!

Bottom Ad [Post Page]