Post Page Advertisement [Top]

Coisas para fazer na Comporta: Cais Palafítico da Carrasqueira


Acredito que, por momentos, este texto pareceu ser uma recomendação "supé chique", para um passeio na Comporta. Errado. De chique não tem nada, mas é um dos sítios mais mágicos que já visitámos. E sempre que vejo fotos do Cais Palafítico da Carrasqueira, a minha vontade é voltar. 

Este cais palafítico é único na Europa e um dos pontos mais visitados do Concelho de Alcácer do Sal. Fica na aldeia da Carrasqueira - daí o seu nome - e pode ser visitado a qualquer hora do dia.



Estamos a falar de um cais completamente em madeira, construído para permitir aos pescadores o acesso facilitado aos seus barcos, mesmo quando a maré se encontrava mais baixa. Ainda hoje em dia tem essa função, apesar da actividade piscatória estar bastante mais reduzida. Por lá, encontramos dezenas e dezenas de metros de passadiços em madeira, apoiados em estacas. Ocasionalmente, alguns barracões, também eles em madeira, pintados ou decorados com cores, com portas de madeira ou metal contrastantes. 



A melhor altura para ir? Com maré baixa e ao cair da tarde, quando o sol se põe sobre as águas e os tons dourados enchem a paisagem.


Bottom Ad [Post Page]