Post Page Advertisement [Top]

Somos pessoas normais.


O título pode enganar e fazer parecer que este não é um texto relacionado com viagens. Não se deixem enganar. Este texto é sobre viagens, pessoas que gostam de viajar e essa coisa chamada "influenciadores". 

Ando, há semanas, a remoer se vos escrevo este texto ou não. E já vos explico a razão.
Entretanto, deixem-me apresentar-nos a quem está desse lado: somos um casal na casa dos trinta (soa tão cliché dizer isto!) que trabalha a tempo inteiro e tem uma curiosidade enorme em conhecer o mundo. Tão grande que sempre que pode, poupa para mais uma viagem. Para mais uma escapadela. Para mais um passeio.
Trabalhamos, ambos, em full time. O blog é o nosso part time extra, aquele que nos rouba as nossas horas no sofá, na esplanada, por vezes horas de sono. Escrever um blog - mantê-lo, principalmente - dá muito trabalho. E conjugar esse blog com todas as exigências do dia a dia não é fácil. Mas quando gostamos de o fazer, quando temos prazer nisso, a coisa faz-se com muito gosto, até.

Ao criar o blog, e agora, não queremos que este passe a ser o nosso full time. Adoramos viajar mas também adoramos aquilo que fazemos, temos a sorte enorme (e um bocadinho de mérito também) em trabalhar naquilo que sempre quisemos. E quando nos dizem "qualquer dia vivem do blog" rimo-nos, porque isso está muito distante daquilo que pretendemos.

A razão de criarmos este blog foi, apenas e só, inspirar e demonstrar aos outros como viajar com pouco dinheiro e poucos dias de férias também. Não para aqueles que querem largar tudo e viajar pelo mundo. Não que haja mal algum nisso, antes pelo contrário, mas há já tanta gente a fazê-lo. E o que aconteceria ao mundo se todos decidíssemos largar tudo para viajar? É a habitual história: "o que seria do amarelo"?
Queremos inspirar as pessoas mais comuns, aquelas que têm um contrato de trabalho num local fixo e gostavam de o conciliar com a curiosidade em conhecer o que está para além das portas de casa. Aquelas que têm contas para pagar, uma casa para arrumar, até filhos para educar e, mesmo assim, querem poupar uns trocos e sair à descoberta durante uma semana. Ou um fim-de-semana que seja. São esses os nossos leitores. E são esses que gostamos de inspirar. Sim, é essa a palavra.

Não sei se já vos tinha dito que não gosto do termos influenciadores/influencers. Não podemos trocar isso por inspiradores? Temo que a coisa esteja a tomar um rumo demasiado photoshopado. Se nos quiserem pôr um rótulo, que seja de inspiradores.

Há tantas semanas como ando a remoer esta questão, li um artigo sobre como poupar em viagem. Nesse artigo, foram publicadas dicas de vários blogs de viagens portugueses. Uma das autoras - não vou enumerar nomes, isso não interessa para a questão - deu como dica de poupança (e passo a citar) "criar um blog (...) para te oferecerem estadias". Não sei se é de mim, mas há aqui um princípio errado nisto. Um blog que é criado para ganhar coisas grátis é, à partida, um blog condenado. Porque se não houver paixão por aquilo que se faz, se não houver dedicação, não haverão estadias grátis. E existem muito melhores dicas de poupança do que essa...

Não vou ser extremista e não dizer que não há coisas grátis. Há, pois. Coisas que devem ser avaliadas, ponderadas e que se deve perceber se fazem sentido para o blog em questão. Cheira-me que se virem um blog de viagens a publicitar Caldos Knorr vão achar a coisa um bocado falsa, não? 

O que nós vos queremos transmitir é a realidade, sem Photoshop, sem floreados, sem dizer-bem-de-um-sítio-só-porque-me-ofereceram-a-estadia. 
Para vos dar um exemplo, já recebemos contactos de agências de viagens e recusámos parcerias. Porquê? Porque se criámos um blog para vos mostrar como é possível viajar independentemente, conjugando o gosto pelas viagens com uma vida perfeitamente normal, que sentido faria aceitarmos uma parceria de uma agência? Chamem-nos burros, nós vivemos melhor se estivermos de acordo com os nossos princípios - mesmo que tenhamos menos Euros no banco.


Desculpem o desabafo, mas num mundo de Photoshop, eu só queria dizer que somos pessoas normais.


A foto de capa é da maravilhosa sessão que fizemos com a Denise Kerstin, a Sophie Häusler e a Aschaaa Photography na praia de Ribeira D'Ilhas, na Ericeira.

Bottom Ad [Post Page]