Post Page Advertisement [Top]

Coisas para fazer em Lisboa: Workshop Pastel de Nata


Nenhum de nós é conhecido pelos seus dotes culinários. Aliás, quando começámos a morar juntos, nenhum de nós cozinhava. Sabíamos fazer uma massinha, grelhar um bife, etc., mas não passava disso. Tivemos de nos desenrascar. E nos primeiros temos enviávamos todos os dias mensagens à família com a fotografia do jantar, para garantir que nos estávamos a alimentar convenientemente. Depois, ganhámos-lhe o hábito e também o jeito e qualquer um de nós arranca elogios quando cozinha para alguém.

Talvez por isso tenhamos achado que era divertido aprender a fazer pastéis de nata - é ou não é uma excelente forma de demonstrar os nossos dotes culinários aos mais cépticos? Por isso e também porque cada vez mais nos perguntam sobre dicas em Lisboa: afinal de contas, é a "nossa cidade", mas há também quem nos leia e a queira conhecer. Que tal um Workshop de Pastéis de Nata?


A Pastelaria Batalha está no Largo Camões desde 1990 e já ganhou diversos prémios não só com os seus pastéis de nata como também com os pastéis de feijão, o pão e o bolo rei. O João Batalha é o responsável pela casa e também pelos workshops. Garanto-vos que em duas horas, com muito boa disposição pelo meio, saímos de lá a fazer pastéis de nata deliciosos...

Começámos por aprender a fazer o recheio, as quantidades certas e os métodos correctos. Ao nosso lado, o forno profissional preparava pastéis de nata para serem vendidos aos clientes e nós, além de água na boca, ganhávamos também mais vontade de aprender.



Aprendemos também a forma correcta de preparar, cortar e esticar a massa. Uns com mais jeito que outros, não é João?



Formas preparadas, era hora de enchê-las com o creme que tínhamos preparado anteriormente. Por esta altura, o cheirinho na sala era tão delicioso que já havia gente a babar, gente a rapar o tacho e gente a encher a boca (e o nariz) com o dispensador. Poupamo-vos aos pormenores, mas foi muito divertido!



Confesso-vos que a parte mais difícil deste workshop foi... esperar que os pastéis de nata saíssem do forno. Aqueles 10 minutos pareceram intermináveis! O que vos posso confessar, também, é que estavam deliciosos... 



Para quem está em Lisboa de passagem, para quem tem amigos a visitar a cidade ou para quem, como nós, é guloso e não diz que não a um pastel de nata, este workshop é uma excelente forma de passarem duas horas do vosso sábado. 

Podem encontrar mais informação sobre o Workshop aqui.

Bottom Ad [Post Page]