Post Page Advertisement [Top]

Como poupamos em viagem: a bagagem.


Levar pouca bagagem é uma forma de poupar. Principalmente porque, na maior parte das companhias, a bagagem de porão tem um custo extra.

Não viajamos com bagagem de porão desde 2015. Em nenhuma viagem, nem mesmo quando estamos mais do que 10 dias fora. E contam-se pelos dedos das mãos as vezes que o fizemos antes disso. Dá trabalho, não vamos mentir, mas compensa a vários níveis:
  • pagamos menos por cada bilhete;
  • não temos que esperar pela chegada da bagagem ao tapete;
  • não corremos o risco de nos perderem a mala;
  • as deslocações em cada destino tornam-se muito mais fáceis.

Querem saber como o fazemos? As dicas são simples, mas implicam algum investimento (em tempo) da vossa parte.

1. Planear


Principalmente nós, mulheres, gostamos de ter liberdade de escolha. Mas o que é certo é que o que acontece, sempre, é que não usamos metade do que levamos na mala. Eu nunca fui assim, a minha febre por planeamento nunca mo permitiu. Mas conheço muito boa gente que o faz.
A melhor dica que vos posso dar é levarem a roupa previamente planeada. Não precisam de chegar ao ponto de saber o que vão vestir a cada dia, mas prever os conjuntos e colocar apenas uma ou duas mudas de roupa a mais. 

2. Seleccionar peças de roupa "leves"


Não vos quero dizer para levarem t-shirts se forem para a neve, mas todos temos aquela peça de roupa que é extremamente pesada ou espaçosa, certo? Essa fica em casa. Terão certamente muito mais hipóteses de a usar. Escolhemos sempre roupa facilmente dobrável, pouco espaçosa e versátil.
Esta dica é válida também para as toalhas de praia. Em vez da habitual toalha turca, que é pesada e bastante grossa, apostem numa versão mais fina e leve. Nós viajamos com duas Futah que, além de serem leves, cabem em qualquer canto da mala.

3. Reduzir o tamanho das embalagens


Para quatro dias fora, ninguém precisa de uma embalagem inteira de shampoo. E quem diz shampoo diz também creme para o corpo, amaciador, etc. etc. etc. Normalmente, optamos por passar os nossos produtos habituais para embalagens de 100ml reutilizáveis, ou compramos produtos em tamanho de viagem. 
Outra boa dica: levar amostras. Se só vamos fazer esfoliação uma vez, por que não levar uma amostra do produto em vez da embalagem inteira?
Com a prática, acabámos por nos tornar ainda mais despreocupados com este aspecto e na última viagem aos EUA, nem sequer levámos produtos de higiene e fomos utilizando os dos hotéis onde ficámos.

4. Levar uma hub de carregamento


Hoje em dia levamos imensa tecnologia atrás: ele é telemóvel, ele é câmara, ele é drone, ele é tablet, etc. Se pensarmos no espaço e no peso de levar um carregador para cada um dos aparelhos, rapidamente reconsideramos a ideia. 
No nosso caso, resolvemos a questão rapidamente ao comprar um hub de carregamento. Este gadget liga-se directamente à tomada e tem várias portas USB onde podem ligar os cabos de carregamento de cada um dos equipamentos. É certo que o cabo tem que ir na mesma, mas poupamos o espaço de todos os adaptadores de tomada.



Principalmente, a chave está em planear. E também em não exagerar. Quando mais leves formos, mais vamos desfrutar da viagem, acreditem!

Imagem disponibilizada por Pexels.

Bottom Ad [Post Page]