Post Page Advertisement [Top]

Coisas para fazer em Belver: Passadiço do Alamal


A visita ao Passadiço do Alamal, em Belver, já andava na calha há muitos fins-de-semana, mas esperava por bom tempo. Primeiro vimos umas fotografias no Facebook, partilhadas por uma amiga. Depois lemos mais sobre o Passadiço numa reportagem da Revista Visão. E marcámos na agenda.

Este Passadiço é de dificuldade (muito) fácil e tem menos de dois quilómetros de percurso. Como não é circular, convém contarem também com o percurso de regresso, mas garantimos que não é isso que lhe vai aumentar a dificuldade. Segue, durante todo o trajecto, o curso do Rio Tejo e estende-se da Praia Fluvial do Alamal até à Ponte de Belver.

Como moramos na zona de Lisboa, Belver fica a pouco mais de uma hora de caminho e tornou-se uma escapadela perfeita para um dia de fim-de-semana. Preparámos o "farnel" bem cedo e saímos em direcção ao ponto inicial do percurso, a Praia Fluvial do Alamal.


Na Praia Fluvial do Alamal existe um Café/Restaurante que dá apoio ao Passadiço e também um parque de estacionamento que foi mais do que suficiente para a época baixa. Se forem em época alta, existe um outro parque de estacionamento de maiores dimensões, um pouco mais distante. 



Assim que chegamos à praia, temos à nossa frente o maior destaque da paisagem. Falo-vos do Castelo de Belver, que nos vai acompanhar durante todo o percurso. A imagem espelhada nas águas calmas do rio ajuda a criar a paisagem serena que nos fica na memória e o barulho dos pássaros (de tempos a tempos interrompido pelo passar de um comboio) é o único a cortar o silêncio.



O Passadiço foi renovado recentemente e encontra-se, em toda a sua extensão, em muito bom estado. Já por duas vezes que grande parte do percurso foi consumido pelos incêndios, mas é sempre renovado e melhorado. Desta vez, o percurso ficou mais plano - já falaremos sobre isso.
Agora vamos centrar-nos na paisagem. Se de um lado estamos rodeados pelo rio, do outro lado estamos rodeados de muito verde e até por uma tímida queda de água.



E, num instante, damos de caras com o fim do percurso, a Ponte de Belver, que remonta a 1907. Apesar da distância oficial do Passadiço ser de dois quilómetros, os nossos telemóveis marcaram uma distância ainda menor. 



Aqui, é possível voltar à estrada ou retomar o caminho que fizemos anteriormente. Nós optámos pela segunda hipótese e aproveitámos para nos deleitarmos novamente com a paisagem. O drone, por cima das nossas cabeças, deu-nos perspectivas ainda mais bonitas da zona.


O facto de dizermos que o percurso é bastante fácil está relacionado com a sua frescura (mesmo num dia quente, não sofremos com o calor graças às águas do rio ali mesmo ao lado; durante a manhã, grande parte do percurso está à sombra) e com a sua linearidade. Durante todo o percurso apenas encontramos uma dezena de escadas (que podem ver na foto seguinte) e que são facilmente subidas sem dificuldade. 
Apesar de não ser apto a pessoas com mobilidade reduzida (é impossível subir estas escadas com uma cadeira de rodas!), o percurso é aconselhável a quem não esteja habituado a estas andanças, a crianças e grávidas. Conhecemos quem o tenha feito com bebés de meses, sem nenhuma dificuldade.


Por isso, não há desculpa para não fazerem do Passadiço do Alamal um plano em família. Nós levámos os nossos sobrinhos que adoraram fazê-lo e quando chegaram ao final esclamaram "Já estamos no fim?!", o que prova que não estavam nada cansados.


No final do percurso de regresso, temos novamente a Praia Fluvial do Alamal à nossa espera com uma esplanada apetitosa. O que podemos pedir mais?


Ficámos encantados por este recanto do Alto Alentejo e pela sua paisagem. É linda, linda, linda. Sei que "linda" é um objectivo demasiado banalizado, mas não encontro forma de descrever o trajecto do rio, a imponência do Castelo, o ar puro e a frescura que sentimos. Ainda não tínhamos chegado ao carro no regresso e já estávamos a bombardear amigos e familiares com fotografias e a dizer que tinham que vir experimentar este Passadiço num recanto tão bonito do nosso país. Esperamos ter-vos deixado com a mesma vontade de ir que nós temos de voltar!

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]