Post Page Advertisement [Top]

Uma paella valenciana.


A comida continua a ser tema do Let's Eat Away e não desta casa em que nos lêem, pelo que podemos já adiantar que o título desta publicação não é literal.
Valência foi destino de fim-de-semana e, garanto-vos, é um destino e pêras - raios, lá vem a comida outra vez. Partimos sábado de madrugada e voltámos domingo à noite. Mesmo com um bebé, sopas e papas à mistura, os dois dias foram suficientes para descobrirmos a cidade ao nosso ritmo, passeando a pé pelas ruas e sem passo apressado. Não fosse as três horas de sono dormidas depois de termos ficado presos no elevador na noite anterior à partida (uma longa história) e teríamos visto ainda mais do que vimos.

Mas vamos por partes. Valência estava nos planos há muito tempo e só não a conhecemos mais cedo graças aos preços elevados das viagens aéreas. Das grandes cidades espanholas, era a única que me faltava conhecer. Do que via nos blogs que sigo, as expectativas estavam altas.
Felizmente, as low cost entraram no pedaço e os preços dos voos desceram drasticamente. Não pensámos duas vezes em aproveitar um voo de ida e volta a 37,00€ que, ainda por cima, se adequava ao fim-de-semana. Bom, não foi bem "um voo de ida e volta": comprámos a ida com a Ryanair e a volta na Vueling, de forma a conseguirmos aproveitar melhor o fim-de-semana. Fazemos isto muitas vezes, não só para melhor conjugar horários como também para conjugar promoções, e vale a pena por ambas as razões.

Sobre Valência, podemos dizer que supera as expectativas com bastante facilidade. Ainda nem há dez minutos caminhávamos pelo centro e já comentávamos os prédios bonitos e cuidados, as varandas, as ruas limpas. Subimos a uma das suas torres (as portas da muralha da cidade, em tempos) e mais rendidos ficámos, apesar da quantidade de antenas parabólicas em cada telhado. Valência é uma cidade bonita.

Mais do que bonita, é também uma cidade muito completa. Tem história, tem uma "zona velha" com edifícios lindíssimos, tem pessoas e comércio tradicional pelas ruas, tem arte urbana em cada esquina. Comentámos várias vezes que, se olharmos a partir do primeiro andar do edifício, Valência é uma cidade bonita. Se olharmos para o rés do chão, Valência é uma cidade artística. E estas duas perspectivas conjugam-se muito bem.

E depois, há a moderna Cidade das Ciências e das Artes, com edifícios modernos conjugados com a água. E um jardim com palmeiras. E muitos museus para ver, salas de espectáculo e um oceanário. Ficámos realmente com pena de não termos tempo de ver o Oceanário, mas é sempre bom termos motivos para voltar, não é verdade?

Gastronomicamente falando, houve paella valenciana, claro. E horchatas e fartons. E o giraço Convent Carmen, com petiscos típicos - que descobrimos por acaso. Come-se bem, por Valência. E isso foi a cereja no topo do bolo. 

Como já vos disse, esta cidade é perfeita para uma escapadela de fim-de-semana. Dois ou três dias, se quiserem ver os museus. Ou mais, se quiserem aproveitar as praias. A comida, essa, aproveita-se sempre!

Let's Run Away?


Bottom Ad [Post Page]