Post Page Advertisement [Top]

Roteiro - Aldeia da Mata Pequena


Em boa verdade, nem sei se se pode chamar roteiro... estamos a falar de uma aldeia de uma rua só. Mas o facto de ser pequena não lhe tira importância, nem beleza. Falo-vos da Aldeia da Mata Pequena, junto a Mafra e a menos de meia hora da agitação de Lisboa. 

Aproveitámos o caminho até à Ericeira para, ainda na autoestrada, fazer um ligeiro desvio até aqui. Esta pequena Aldeia está completamente restaurada de acordo com a tradição saloia, mantendo não só o traçado original do exterior das casas como também do seu interior. Está tudo lá, transformando-a num verdadeiro museu a céu aberto.


E como é que está tão bem preservada, perguntam vocês? Bom, tudo graças a um casal português que decidiu o que restava desta aldeia num empreendimento de Alojamento Local, onde é possível ficar alojado numa das suas diversas casinhas. Há casas maiores, mais pequenas, algumas com terraço e até uma com piscina. 




Eu, que me perco com pormenores, confesso que me demorei bastante com as fotografias. Afinal de contas, havia muitos detalhes a pedir para serem imortalizados. E os cortinados de rendas nas janelas, as flores nos canteiros e nos vasos, as trepadeiras a embelezar as paredes foram as rainhas da tarde.




Além da beleza da rua e das casas, há animais suficientes para fazer as delícias dos mais pequenos e dos maiores também: gatos que dormem sonecas por todo o lado, galinhas e pintainhos, coelhos, cabrinhas , um porco e um simpático burro que nos pareceu gostar de festinhas. 




As vistas maravilhosas em torno da aldeia fazem parte da Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, o que ajuda a que nos sintamos ainda mais afastados do rebuliço da cidade. Por falar nisso, podem ainda aproveitar para dar um saltinho ao Penedo do Lexim, onde fomos de seguida.
Para quem vá com tempo, há diversos trilhos e passeios que podem ser feitos em torno da aldeia, até para descobrir outras aldeias abandonadas.

Apesar de estarmos a poucos minutos de casa, ficámos com vontade de fugir para ali um dia destes, de ficarmos numa das casinhas do Alojamento Local. E também de experimentar a Tasquinha do Gil, o restaurante da Aldeia, com uma esplanada muito convidativa.

Podem encontrar mais informação sobre o projecto Aldeia da Mata Pequena e sobre as opções de alojamento aqui, na página oficial.


Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]