Post Page Advertisement [Top]

Como preparar a ida à BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa


Neste fim-de-semana, realiza-se em Lisboa a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, a mais famosa feira de viagens do país. Reúnem-se operadores turísticos, agências de viagens, companhias aéreas e muitos representantes de países e regiões, tudo a pensar no turismo. Há também muitos stands de empresas relacionadas com o negócio das viagens, com ideias ou serviços inovadores e com muita informação.

A feira é E-N-O-R-M-E e, nas alturas de maior afluência, uma enorme confusão. Por isso mesmo, interessa-nos planear a nossa visita e seguir alguns truques muito básicos para poder usufruir ao máximo de tudo o que nos é prometido: informação e descontos.

Dica #1

Primeiro que tudo, e porque vai influenciar todas as outras dicas, planeiem a hora em que vão fazer a vossa visita. A feira está aberta ao público na sexta-feira, sábado e domingo em horários alargados e, como é óbvio, as tardes são a altura de maior afluência. Se querem mesmo aproveitar a feira, escolham as primeiras horas de abertura: vão conseguir andar à vontade pelo recinto e encontrar a maior parte dos stands livres para colocarem as vossas perguntas e recolherem informações.


Dica #2

Vão com tempo. A feira é enorme, a informação é muita e não é possível ir "ali à BTL" em vinte minutos. A menos que queiram ir lá só passear, claro. Mas tendo em conta que um bilhete custa 5,00€ e que com esse dinheiro é possível comprar um bilhete de avião, se calhar poupavam os 5,00€ para ir passear a outro lado. Digo eu...

Dica #3

É certo que nunca sabemos o que vamos encontrar nas promoções - a maior parte das empresas apenas publicita que haverão promoções, mas não quais - mas se soubermos o que queremos comprar, conseguimos aproveitar melhor. Ou, pelo menos, concentrarmo-nos melhor naquilo que procuramos. A oferta é tanta que podemos sair de lá demasiado confusos e sem aproveitar... e não é isso que queremos. Portanto, costumamos levar um planeamento (mental e pouco aprofundado, não se assustem!) dos locais que nos interessam e das épocas do ano em que queremos viajar.

Dica #4

O melhor que vos posso aconselhar é que não se restrinjam unicamente aos balcões das agências de viagem. Não que não tenham boas promoções: normalmente, depois de separar o trigo do joio, há excelentes oportunidades. Mas há muito mais onde ir buscar informações, como, por exemplo, o stand do país que pretendemos visitar. Mapas, contactos de empresas locais, folhetos informativos, revistas e muita, muita, muita informação.

Dica #5

Recolham informação. Todas as viagens são construídas e planeadas com base na informação que temos disponível e, mesmo na era digital, há muita informação para recolher neste tipo de feiras - nem que seja conhecerem e seguirem certas empresas no Facebook ou Instagram. 
Normalmente vimos de lá cheios de folhetos e até tenho uma prateleira especial para guardar toda a informação - já nos foi bastante útil, por exemplo, para o planeamento da viagem à Tailândia. E trouxemos da feira um folheto tão completo que até viajou connosco. 

Dica #6

Não tenham vergonha e peçam orçamentos. E vou-vos dar um exemplo muito prático disto: há três anos, visitámos a BTL com um voo para os Açores já comprado, numa promoção. Não encontrámos nenhum voo mais barato do que o que tínhamos comprado, mas reservámos o hotel com um desconto significativo e alugámos um carro com 50% de desconto. Tudo porque abordámos as empresas açoreanas, apresentámos as nossas datas de viagem e pedimos orçamentos.

Dica #7

Como em tudo na vida, não tomem decisões precipitadas. Muitas das empresas permitem que a reserva seja efectuada nos dias seguintes à feira, e isso permite-nos pensar e analisar melhor a oferta. Comparem os preços que vos são apresentados, pesquisem muito e, só depois, decidam. 


Não há regras, nem pouco mais ou menos, para encontrar boas oportunidades. Há sim, muito trabalho de pesquisa e um pouco ou nada de sorte. 
Quanto a nós, lá estaremos no sábado pouco depois da abertura. Vamos já com duas viagens de avião compradas - com preços tão simpáticos que não temos medo de encontrar melhores ofertas por lá -  mas com carros para alugar e hotéis para escolher e reservar. Quem sabe não encontremos também umas escapadelas para este nosso Portugal, a um bom preço. 
Além disso, queremos ainda visitar algumas marcas e projectos que seguimos de perto. É o exemplo da Bag4Days, um projecto do qual já vos falámos e do qual somos muito fãs!

Vemo-nos por lá?

Bottom Ad [Post Page]