Post Page Advertisement [Top]

Vamos percorrer a Estrada Nacional 2


Já vos tínhamos dito no início do mês (em Planos para Abril), e os planos vão-se cumprir. Não temos um destino para Abril, temos muitos: são 11 distritos, 35 concelhos, 11 cidades, 13 rios, 5 serras. Setecentos e trinta e oito quilómetros e meio. Vamos percorrer Portugal de Norte a Sul pela Estrada Nacional 2, a nossa estrada mais comprida. E uma das maiores da Europa, também.

A ideia já estava de molho há algum tempo, as notícias e reportagens sobre esta estrada têm-se sucedido pelos meios de comunicação social e o investimento em torná-la um marco de Portugal é cada vez mais notório. Dizem que a melhor altura para a percorrer é entre Março e Maio, quando o país está em flor, e esta é a melhor data possível.

Vamos dedicar-lhe quatro dias inteiros, de sábado até ao final de terça-feira e as expectativas estão, como é óbvio, para lá de elevadas. Vai ser uma enorme aventura e vamos ver Portugal, com as suas mais distintas paisagens, a passar-nos bem à frente dos olhos: o Norte, em Chaves, o Douro vinhateiro, as aldeias de Xisto do Centro de Portugal e as suas serras, o próprio Centro Geodésico de Portugal, a planície Alentejana, as praias do Algarve. A nível gastronómico a experiência também promete: já anotámos no roteiro os melhores locais para comer Pastéis de Chaves, Rebuçados da Régua, Bôla de Lamego, Bolo Podre, Viriatos, Arroz de Lampreia, Chanfana, Gamelinhas, Maranho, Palha de Abrantes, Empadas de Montemor e Arroz de Lingueirão, sem esquecer aqueles que prometem ser os melhores crepes da EN2. 

Planear a viagem não foi fácil - apesar de sermos 5 a remar para o mesmo lado - mas tivemos a preciosa ajuda do guia turístico Portugal de Norte a Sul pela Mítica Estrada Nacional 2, da Foge Comigo (podem encontrá-lo à venda aqui). Neste livro encontram a EN2 dividida em 20 etapas e com todas as indicações que podem precisar: traçado (até com descrições para fazer a EN2 de bicicleta), pontos de interesse, comida típica e melhores restaurantes, sugestões de alojamento, muitas imagens e até pistas para descobrir ao longo do percurso. Se vão fazer esta viagem, recomendamos M-U-I-T-O este guia, foi uma ajuda preciosa!

Partimos hoje, em direcção a Chaves, para amanhã logo pela manhã estarmos no Quilómetro Zero. Apesar das perspectivas serem de chuva ao longo de todo o território, as previsões são as melhores. Prometemos contar tudo no nosso Instagram e no nosso Facebook e, mais tarde, contar o roteiro completo aqui no blog.

Vamos a isto? Let's Run Away!

Bottom Ad [Post Page]