Post Page Advertisement [Top]

Fizemos a Estrada Nacional 2!


Fizemos a Estrada Nacional 2. De uma ponta à outra. Chaves a Faro. E foi espectacular.

Sei que provavelmente esperavam que vos falasse disto logo após o nosso regresso, mas o cansaço e a necessidade de arrumar as ideias imperaram. Maio esperava-se mais calmo mas continuamos a mil e com mil e um desafios para cumprir, e muita coisa para vos contar. 
Mas voltemos ao tema: a Estrada Nacional 2. Para quem não sabe e não viu a nossa primeira publicação sobre esta viagem (aqui), esta é a estrada mais longa de Portugal e também uma das mais longas da Europa, com 738,5 quilómetros que ligam Chaves a Faro. Decidimos, há algum tempo, que havíamos de a percorrer de uma ponta à outra. E cumprimos, no final de Abril.

A "coisa" fez-se em quatro dias, de carro, mas se pudéssemos ainda por lá andávamos. Porque a estrada tem muita, muita coisa para nos mostrar. Levámos largas semanas a preparar a viagem, para ter a certeza que não perdíamos nenhum ponto e que não chegaríamos a qualquer lado com vontade de voltar para trás para ver algo que nos tivesse escapado. Felizmente, isso não aconteceu, mas houve várias coisas que não conseguimos ver, quer por falta de tempo quer por termos percorrido uma parte durante um feriado e grande parte das coisas estarem fechadas. 

Além do Guia "Portugal de Norte a Sul pela Mítica Estrada Nacional 2" da Foge Comigo! (aqui), tivemos a preciosa ajuda do roadbook do Henrique Saraiva (obrigado!) que com mais dois amigos percorreu a EN2 de mota, alguns dias antes de nós. Foi um apoio muito importante para seguir alguns troços da estrada, escrito com o detalhe de quem tinha acabado de a fazer - grupo no Facebook aqui. Levámos também connosco uma edição muito especial da Revista AutoHoje: Roteiro A Mítica Estrada Nacional 2 - Uma das mais longas e históricas vias de todo o mundo. 

A primeira coisa que temos para vos dizer sobre a nossa viagem é muito simples: quatro dias são muito curtos para tudo o que a EN 2 tem para nos oferecer.

E por tudo resumem-se alguns dos principais monumentos portugueses, paisagens inigualáveis, alguns dos principais rios de Portugal, algumas das maiores barragens, locais históricos de nascimento/vida de importantes personagens do país e um roteiro incomparável pelas principais características portuguesas. Do verde do Norte até às praias do Algarve, passando pelas paisagens do Alto Douro Vinhateiro, pelas Serras do Centro de Portugal, por Aldeias do Xisto, por planície Alentejana. E, claro, pela espectacular gastronomia do nosso país. Começámos o primeiro dia com pastéis de Chaves e terminámos o percurso com arroz de lingueirão em Faro. Pelo meio, experimentámos todas as iguarias que cruzavam, tentadoramente, o percurso. E foi delicioso.

A Estrada Nacional 2 é uma verdadeira "instituição" e por isso mesmo, o seu aniversário vai ser comemorado com pompa e circunstância no próximo dia 11 de Maio. Quanto a isso, temos uma surpresa para vos contar. Conseguem esperar por amanhã?


__

Outras publicações relacionadas:

Fizemos a Estrada Nacional 2 (link)

Estrada Nacional 2: A preparação (link)

Estrada Nacional 2: Como planear a tua viagem (link)         

Roteiro: Estrada Nacional 2 - Dia 1 (link)

Roteiro: Estrada Nacional 2 - Dia 2 (link)

Roteiro: Estrada Nacional 2 - Dia 3 (link)

Roteiro: Estrada Nacional 2 - Dia 4 (o último) (link)

Roadtrip Estrada Nacional 2: Quanto custou? (link)

Roadtrip Estrada Nacional 2: Dicas de Viagem (link)

Bottom Ad [Post Page]