Post Page Advertisement [Top]

3 dicas para fazer a mala


A Momondo desafiou-nos a partilhar convosco as nossas melhores dicas para preparar uma mala de viagem e, com isto, chegámos à conclusão que já falámos muitas vezes sobre isso nas stories do Instagram mas nunca o colocámos numa publicação no blog.

Se nos seguem atentamente, sabem que apenas viajamos com mala de cabine. Já falamos sobre isso no texto Como poupamos em viagem: a bagagem e, para nós, é basicamente isso: uma técnica de poupança. É claro que exige que sejamos viajantes práticos e alguma capacidade de planeamento, mas compensa.

Lemos os 21 conselhos de como arrumar a mala da @momondo mas conseguimos reduzir os nossos conselhos em apenas... três!

Quem faz as malas cá em casa sou eu e posso-vos dizer que, nesse campo, já merecia a equivalência ao doutoramento. A única vez que o vi fazer uma mala benzi-me umas quinze vezes, e eu nem sou dada a essas coisas! A capacidade de arrumação é toda minha e ele confia (até de mais) nessa minha capacidade. A prova disso é que estivemos 15 dias nos E.U.A. apenas com uma mala de cabine e ainda nos demos ao luxo de ir às compras! Não sei como é que tudo coube na mala de regresso (estava quase a explodir!) mas a verdade é que coube... 

Como? Bom, é simples. 

#1 - Planear

A primeira dica - e um bom exercício para começar - é planear. Cá em casa não existe o "vou levar isto porque pode-me apetecer vestir". Planeamos previamente os vários conjuntos consoante o número de dias que vamos estar no destino, as actividades que vamos fazer e as condições atmosféricas que vamos encontrar.
Tomando mais uma vez a viagem aos E.U.A. como exemplo, e tendo em conta que fizemos mais de quatro mil quilómetros e visitámos quatro Estados diferentes, as temperaturas variaram entre os 15º e os 42º graus. Levámos previamente planeadas roupas para o tempo mais frio, o tempo quente e o tempo muito muito muito quente.
É claro que levamos sempre uma ou duas mudas a mais - a quem é que nunca aconteceu precisar de trocar de roupa a meio do dia? - mas não exageramos na quantidade de peças que levamos. E isso leva-nos à próxima dica.

#2 - Reduzir/Simplificar

Estão a ver aquelas pessoas que levam quatro pares de calças para quatro dias de viagem, que combinam com quatro pares de ténis e quatro malas? Pronto, nós fazemos exactamente o contrário. Levamos casacos/blusões que se adeqúem ao máximo de dias possíveis e, mesmo para uma viagem de quinze dias, levamos no máximo dois pares de sapatos. 
Não somos extremistas e levamos, sempre, dois pares de sapatos (mesmo para um fim-de-semana) e eu levo sempre duas malas/mochilas para o dia a dia. Porquê? Porque já nos aconteceu apanhar uma chuvada e ainda termos os sapatos encharcados no dia seguinte, ou a alça da mochila rebentar e ter que andar com ela pela mão durante dois dias. Não é bonito, garanto-vos.
Se querem meeeeeeesmo poupar espaço, poupem também em produtos de higiene. Não poupem na vossa higiene, não é isso que queremos dizer! Mas hoje em dia os hotéis já têm produtos à disposição dos hóspedes e a qualidade é, normalmente, bastante aceitável. Além disso, o vosso cabelo não morre se não usarem o shampoo do costume durante uma semana... Mais uma vez, posso dar a viagem aos E.U.A. como exemplo: na bagagem levámos a escova de dentes e o creme hidratante de rosto (pois usamos um bastante específico). Tudo o resto, usámos o que estava disponível nos hotéis. Não fosse isso e não teríamos conseguido enfiar tudo dentro da mala...
Na verdade, só o conseguimos fazer porque somos muito práticos. As viagens não são para usar maquilhagem, as esfoliações podem esperar, a barba dele cresce durante dias e dias. 

#3 - Arrumar (a.k.a. o tetris!)

Depois, vem a parte de enfiar tudo dentro da mala. E é nisso que eu sou mesmo, mesmo, mesmo boa - modéstia à parte. Esqueçam a técnica do rolinho, o tutorial do Youtube, as técnicas japonesas para dobrar roupa. Acreditem que quando tive que enfiar as compras todas dos E.U.A na mala de cabine, dei por mim a ver tutoriais. E por mais que experimentasse, não funcionaram.
A boa e velha técnica da mãe Isabel levou a melhor: quanto menos dobradas as peças estiverem, menos espaço ocupam. É mesmo verdade. Deixo de fora desta regra as t-shirts, que dobro até ficarem do tamanho de um envelope. E, depois, começo o jogo do tetris: se ao lado das calças ficou um espaço livre, cabe lá um top, umas meias ou umas cuecas; se o monte de roupa dentro da mala ficou desalinhado, compenso a altura com uma t-shirt dobrada. Ah, e coloco sempre a roupa do lado da mala que tem a aba com fecho: assim consigo prensar a roupa e fazê-la ocupar menos espaço, garantindo ao mesmo tempo que as peças não descaem e se amarrotam. No resto da mala ponho os extras: sapatos, malas, carregadores, um livro, o necessáire/estojo, a documentação de viagem, a câmara, etc.


Melhor do que estas dicas, só a experiência. Fazemos as malas mais de vinte vezes ao ano e isso permite-nos aumentar o nível de eficácia, profissionalismo e, também, as capacidades no tetris. Mas se cumprirem estes três passos não há como enganar: vão viajar mais leves. 


Let's Run Away?



#admomondo #owtravelers

Bottom Ad [Post Page]