Post Page Advertisement [Top]

Roteiro em Belver (1 dia)


O Passadiço do Alamal levou-nos a Belver um destes sábados e, estando pela zona, não quisemos deixar de a explorar. Reservámos a manhã para percorrer o Passadiço do Alamal  e conhecer a Praia Fluvial do Alamal (de que vos falámos aqui) e, assim que terminámos, recuperámos energias no Restaurante Sabores da Guidintesta (podem ler a nossa opinião no Let's Eat Away), famoso pelos pratos locais.

Depois, deixámos a tarde para explorar a zona de Belver. Começámos pelo centro, pelas ruas estreitas, pelas casas brancas. A Igreja Matriz de Belver marca, como é habitual, o centro. 


Da Igreja, subimos até ao Castelo. A bem dizer, é o Castelo de Belver que marca toda a paisagem da região, ao despique com os zigue-zagues do Rio Tejo lá em baixo. Situado no ponto mais alto (como seria de esperar), a vista compensa e recompensa pela subida. 




Foi ao Castelo que dedicámos mais tempo, apreciando a paisagem. Olhando para a esquerda ou para a direita, é o Rio que nos acompanha a visão, ao serpentear por entre o verde. Já tínhamos tido esta noção quando fizemos o Passadiço, mas o verde presente na região é uma agradável surpresa para o Alto Alentejo. 




Do Castelo é também possível ver todo o casario de Belver - se conseguirmos desviar o olhar da paisagem junto ao rio. Lá está a Igreja Matriz, que vimos à pouco, e também o próximo ponto do nosso roteiro, bem destacado.


Seguimos, depois, para o Miradouro do Outeirinho. Este miradouro tem uma vista privilegiada para a Ponte de Belver, uma ponte centenária que une Belver a Gavião. A vista é tão irresistível que não resistimos, também nós, a entrar no postal.



Já iniciando o caminho de regresso a casa, ao final da tarde, ainda parámos na Barragem de Belver. Nesta zona existe uma outra praia fluvial, a Praia Fluvial de Ortiga. É também nesta zona que Portalegre e Santarém se juntam.
A Praia Fluvial de Ortiga pareceu-nos ter infraestruturas de apoio bastante agradáveis e a vista para a Albufeira que é criada ali com o Rio Tejo é uma vista bastante convidativa.


Ficámos, no final do dia, com pena de não termos visitado o Museu do Sabão, que tanto nos recomendaram. Mas será sempre um óptimo motivo para voltar a Belver.

Let's Run Away?

Bottom Ad [Post Page]