Post Page Advertisement [Top]

10 cidades a visitar em 2018.


Temos as nossas próprias wishlists - uma "para a vida" e outra para cada ano, consoante as disponibilidades e as vontades. A nossa lista para este ano já está quase fechada, com as grandes viagens escolhidas e uma ou outra hipótese em cima da mesa. Faltam-nos apenas decidir algumas escapadelas de fim-de-semana (ainda só pensámos nisso até Outubro, mas acho que até o nosso próprio planeamento ainda vai sofrer alterações) e queremos aproveitar também Novembro e Dezembro para pequenas escapadelas (e uma grande, também).

Mas lá porque temos as nossas listas, não quer dizer que não deitemos olho aos destinos recomendados pelas principais publicações de viagem. Por isso mesmo, comprámos o Best in Travel 2018 da Lonely Planet, que recomenda uma lista de países, regiões, cidades a visitar em 2018.


Quanto às cidades, há muito para dizer:

1. Sevilha, Espanha

Já gastei - literalmente - solas de sapato a percorrer esta cidade, das pelo menos duas vezes que a visitei. Os bairros típicos, com as suas casas pacatas, a Praça de Espanha, Las Setas, o Álcazar, a Catedral, o passeio junto ao rio e a zona comercial, com os melhores saldos que vi na vida. São óptimas recordações e Sevilha é uma cidade que facilmente visitamos a partir de Portugal, quer indo de avião (há voos a partir dos 100,00€) quer de carro (quatro horas a partir de Lisboa, por exemplo).

2. Detroit, USA

Não é, certamente, um destino que costumemos colocar nas nossas listas - fala-se num ambiente pesado. Ganhou notoriedade com a geração Eminem, que apregoava as suas origens com orgulho e está a ganhar notoriedade, agora, pelo seu movimento artístico. Dizem que não se pode perder uma visita ao Instituto de artes de Detroit e ao Museu Henry Ford, onde é possível ver o carro onde Lincoln estava sentado quando foi assassinado, por exemplo. "Nothing stops Detroit"!

3. Camberra, Austrália

A Austrália está, como é óbvio, nos nossos planos. Mas são planos a longo prazo, dado o peso orçamental e de disponibilidade que uma viagem destas implica. Camberra fará parte do roteiro e, com esta publicação, ficamos a saber que a melhor altura do ano para a visitar é entre meados de Setembro e meados de Outubro, para o Floriade, um festival cheio de flores com música e actividades culturais.

4. Hamburgo, Alemanha

Hamburgo foi o nosso primeiro destino de 2017 (roteiro aqui) e percebemos o porquê de ser um dos destinos mais recomendados em 2018, já que foi uma agradável surpresa. Uma cidade bonita, com muita vida, e uma zona portuária fotogénica como há poucas. Dois dias foram-nos suficientes para percorrer os principais pontos, mas não nos importávamos nada de voltar e conhecê-la mais aprofundadamente, principalmente se encontrarmos voos de ida e volta a 30,00€ outra vez!

5. Kaohsiung, Taiwan

Temperaturas simpáticas o ano todo, com médias superiores a 30º nos meses de Junho a Setembro e, ainda por cima, marisco fresco e variado - é a partir daqui que o marisco é distribuído para toda Taiwan. A segunda maior cidade do país promete oferecer não só uma zona moderna e um hub industrial como praias óptimas para nadar. Curiosos?

6. Antuérpia, Bélgica


É outra das cidades que está na nossa lista e, mais tarde ou mais cedo, havemos de ir lá parar. A cidade de Rubens promete-nos muita cultura e arte, mas também uma agradável mistura entre o aspecto de Bruges (que adorámos; roteiro aqui) e a coolness de uma grande cidade. A maneira mais fácil de lá chegar é voando para Bruxelas ou Amesterdão. Ai, com esta descrição acho que vou começar a pesquisar voos...

7. Matera, Itália


Situada no sul de Itália, mesmo no topo do "salto da bota", Matera gaba-se de ter ainda mais história do que Florença ou Roma, por exemplo. O passado e as ruínas remontam à pré-história e são visitáveis, facilmente, em dois dias na cidade. Dizem que o povo de Matera é simpático e atencioso e que Julho ou Agosto são os melhores meses para a visitar, pelas festividades populares.


8. San Juan, Porto Rico

Ai, ai, ai, ai, ai... Puerto Rico! Vaya con Dios à parte, Porto Rico entraria na nossa wishlist pela parte mais natural, mas é a sua cidade mais conhecida que está nesta lista para 2018. Promete combinar as praias das caraíbas com a modernidade de uma cidade que se apelida de "hipster". A melhor altura para a visitarem é entre Dezembro e Maio, e não podem perder El Morro, Património Mundial da UNESCO.

9. Guanajuato, México


O México está no coração - ou não representasse o nosso início - e havemos de lá voltar, um dia. A natureza em estado puro e o mar azul turquesa, combinado com toda a história maia, deixaram-nos rendidos. Mas Guanajuato não estava nos nossos radares até abrirmos este livro. Sabiam que foi a cidade que serviu de inspiração ao filme "Coco" (adorámos!) vencedor de um Óscar este ano? A Torre do Sino da Basilica de Nuestra Señora de Guanajuato deixou-me com vontade de pegar na câmara e partir, já!

10. Oslo, Noruega


Explorar o Norte da Europa era um dos nossos objectivos para este ano, que começámos com a visita a Estocolmo em Fevereiro (já vos falámos aqui). Oslo era outra das hipóteses, e continuará a ser um destino debaixo de olho. 2018 vai ser um ano especial para a Noruega, pela comemoração do 50º aniversário de casamento dos seus Reis. Esperam-se muitos eventos populares e culturais, fazendo deste ano a altura ideal para conhecer Oslo.


Inspirados? Nós estamos. E se Guanajuato ou San Juan vão ter que esperar por outras datas para as visitarmos, não sei porquê mas parece-me que Antuérpia e Oslo vão estar, fortíssimas, nos nossos radares para o final de 2018.

Let's Run Away?


Esta publicação teve por base a lista publicada no livro Best in Travel 2018, da Lonely Planet.

Bottom Ad [Post Page]